GaúchaZH buscou consultorias em recursos humanos e especialistas do setor para saber quais profissões serão mais requisitadas em 2019, ano marcado por uma nova linha política em Brasília e por perspectivas de retomada econômica. Com base nesse levantamento, esta reportagem apresenta 10 dos cargos e funções mais promissores.
O Page Group, empresa da área de recrutamento, chegou a suas indicações a partir de entrevistas com 6 mil profissionais de todo o Brasil, com posições variadas dentro das empresas, chegando a uma listagem de 19 profissões com maior possibilidade de demanda. Ricardo Basaglia, diretor-geral da consultoria, observa que segmentos onipresentes nos últimos anos, como tecnologia, marketing e finanças, apareceram mais uma vez como boas apostas, mas houve uma novidade: o setor de saúde e de ciências da vida.
— Se na esfera político-econômica houver as reais mudanças prometidas durante as campanhas, e o mercado continuar absorvendo as mudanças da reforma trabalhista, poderemos ter a reinserção de profissionais no mercado das mais variadas formações, talentos que ainda estão procurando trabalho ou em algum tipo de transição na carreira — disse Basaglia.
As profissões elencadas pelo Page Group são representante/gerente de vendas em saúde, gerente de qualidade em saúde, gerente de marketing de performance, advogado contencioso, advogado de compliance, gerente de planejamento financeiro, gerente de parcerias e canais (no sistema financeiro), business partner sênior em recursos humanos, cientista/engenheiro de dados, desenvolvedor back-end, desenvolvedor mobile, gerente comercial em vendas, gerente de desenvolvimento de negócios em vendas, especialista em remuneração, office manager, analista de produtos, consultor de investimentos, analista de controladoria sênior e especialista tributário.
Áreas de destaque
Outra consultoria, a Robert Half, entende que, passado o período eleitoral, estarão disponíveis informações mais palpáveis para que se tracem estratégias, prevendo para 2019 um momento de reestruturação para profissionais e empregadores. Uma tendência seria as empresas contratarem temporários para atender demandas pontuais, o que acontecerá inclusive em posições valorizadas.
Segundo a Robert Half, o Rio Grande do Sul é um dos Estados que teria mais demanda por esses profissionais. As profissões que estão em alta neste ano, segundo a análise da consultoria, são comprador (engenharia), gerente contábil/ fiscal e analista contábil/ fiscal sênior, gerente jurídico, analista de compliance, gerente de RH generalista, gerente comercial de seguros, gerente de TI generalista e analista de marketing/comunicação.
Simone Kramer, presidente do conselho da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/RS), acredita que não são exatamente profissões específicas que se destacam, mas sim certas áreas, como o agronegócio, o marketing digital e o planejamento financeiro, com funções que podem ser desempenhadas por profissionais de diferentes formações. Daniela Boucinha, coordenadora no PUCRS Carreiras, diz que, para além de apontar profissões que estão em crescimento, é importante dar um conselho que vale para qualquer profissional:
— Ele deve ser protagonista de sua trajetória profissional, e não mais esperar pelas empresas ou planos de carreira estruturados. O profissional hoje deve ser mais curioso, explorando as possibilidades, tendências e cenários. Além disso, hoje o mercado requisita profissionais que possam ser mais adaptáveis e flexíveis.
Abaixo, abra as abas para conferir informações específicas das 10 profissões de destaque: