Engana-se quem pensa que a rotina na área de tecnologia seja passar oito horas por dia em frente ao computador. Na SAP Labs Latin America, em São Leopoldo, os funcionários podem decidir desde detalhes sobre a iluminação de sua estação de trabalho até o pacote de benefícios de que podem usufruir. A satisfação dos colaboradores rendeu à SAP Labs o prêmio de melhor empresa de grande porte para se trabalhar no Rio Grande do Sul em 2018, aparecendo também no cenário nacional como a melhor empresa de Tecnologia de Informação. O levantamento no RS foi divulgado nesta quinta-feira (22).
A empresa especializada em criação de softwares de gestão corporativa aumentou seu quadro de funcionários. Até 2022, a previsão é contratar 1 mil novos profissionais.
— Neste plano de expansão e em todos os outros, tivemos um momento em que ouvimos os funcionários para saber suas necessidades — diz Adriana Kersting, diretora de RH.
A flexibilidade é uma das palavras-chave na empresa para garantir qualidade no ambiente de trabalho. A ideia é que cada pessoa adapte sua carga horária e seus benefícios de acordo com seu estilo de vida.
— Temos a ideia de que cada um tem estilos e ritmos diferentes de trabalho. Em todas as áreas em que é possível ser flexível, oferecemos isso. Quando não dá, compensamos com remuneração diferenciada ou aditivo — explica a diretora.
Com a possibilidade de organizar a grade horária individualmente, muitos funcionários estendem o horário de almoço, por exemplo, para aproveitar o tempo na academia. Além disso, no processo de admissão, são ofertados diversos benefícios para que se escolha o que melhor se adapta à sua vida.
Tanta flexibilidade tem uma razão: é mais vantajoso garantir todas as condições para manter alguém do que arcar com o custo de uma reposição. Na SAP Labs, a estratégia garante baixo índice de demissões e de renovação do quadro – 3% ao ano, enquanto a média nacional do setor é 15%. Para funcionários com baixa produtividade, a empresa desenvolve o Plano de Melhoria de Performance, formalizado entre o gerente e o colaborador para tratar um problema específico.
Algumas ações da SAP Labs
Pride@SAP
Rede formada para garantir um ambiente mais inclusivo para pessoas LGBTI+
Business Women’s Network
Programa busca potencializar a carreira de mulheres
Cross-Generation
Intercâmbio de conhecimento entre funcionários de diferentes faixas etárias
Black Employee Network
Objetivo é impactar no recrutamento, retenção, orientação e mobilidade de funcionários negros
Autism At Work
Programa de inclusão que busca preencher 1% do quadro mundial da empresa com pessoas com o transtorno
Mobilidade interna
35% das vagas são preenchidas mediante mudança de carreira ou função dos empregados
Licença-maternidade
Mães são dispensadas da necessidade de realizar turnos diferenciados no primeiro ano após retorno e contam com sala especial para retirar leite e armazená-lo