Os portões dos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram abertos ao meio-dia, pelo horário de Brasília, e fecharam às 13h. Neste domingo (11), os candidatos fazem as provas de Matemática e Ciências da Natureza (química, física e biologia).
O exame começou meia hora após o fechamento dos portões, às 13h30min, e os estudantes têm cinco horas para responder as 90 questões. Este ano o governo federal ampliou em meia hora a duração do segundo dia de provas para atender os candidatos que reclamavam do tempo curto para fazer as provas de exatas.
A chegada na PUCRS, um dos principais locais de aplicação da prova em Porto Alegre, teve maior movimento por volta das 12h30min, quando houve inclusive congestionamento na Avenida Ipiranga e no entorno. Poucos minutos antes de fecharem as portas dos prédios, o pátio e a entrada principal da universidade estavam quase vazios.
Essa é a primeira vez que Paola Machado Ferreira, 23 anos, operadora de caixa, faz o Enem. Ela quer fazer faculdade de Administração porque sonha em entrar na Polícia Federal. Para ela, o dia de hoje vai ser mais difícil do que a semana passada, por se tratar de matemática, química e física – a jovem se acha melhor em Ciências Humanas. E encerrando a entrevista para chegar ao seu prédio, admitiu:
— Dá um frio na barriga.
No primeiro domingo de Enem (4), foram aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Nesse dia, o exame teve cinco horas e meia de duração.
A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais é de liberar o gabarito oficial na próxima quarta-feira (14). Os resultados de cada estudante devem ser disponibilizados em janeiro.
Gabarito extraoficial
A partir das 18h30min deste domingo, uma equipe de professores do Unificado fará a correção das questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza em tempo real. O gabarito extraoficial estará disponível no site de GaúchaZH.