As inscrições para participação de escolas dos ensinos Fundamental e Médio na 5ª edição do Descubra UFSM terminam nesta quarta-feira (26). O evento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é uma oportunidade para que os futuros alunos da instituição conheçam os cursos que são oferecidos na universidade. Até o momento, conforme a UFSM, já são 200 escolas de todo o Estado credenciadas para participar. As inscrições podem ser feitas pelo site da Coperves.
No evento, que será de 4 a 6 de outubro, no Centro de Eventos da UFSM, estudantes e professores esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos pela instituição e as diferenças entre eles. Além disso, haverá explicações sobre carreiras e profissões, formação acadêmica, grade de disciplinas, conteúdos programáticos e também sobre as especializações.
Também será oferecido um tour pelo campus, palco com apresentações dos cursos de música e dança, praça de alimentação, entre outras atrações. Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o curso de Psicologia realizará a avaliação vocacional para os alunos que estão no 3º ano do Ensino Médio.
A instituição espera que, neste ano, durante os três dias de evento, participem 25 mil pessoas de Santa Maria e das mais variadas partes do Estado e também de fora do Rio Grande do Sul.
A edição deste ano do Descubra conta com uma novidade. A UFSM abriu um edital para ofertar espaços dentro de um pavilhão para que instituições de Ensino Superior e de cursinhos preparatórios divulguem suas marcas e serviços. Assim, a universidade ofertará estandes para que empresas também apresentem seus produtos. Essa será a primeira vez que a UFSM abrirá espaço para esse tipo de divulgação. O envelope com as instituições que se inscreveram neste processo será aberto na próxima sexta-feira (28).
Números
O Descubra UFSM teve a primeira edição em 2014 e, desde então, contabiliza um acréscimo de público a cada nova edição. No ano passado, o Descubra contou com mais de 300 escolas inscritas de todo o Estado e também de fora do país. Mais de 250 ônibus trouxeram alunos e professores de diversos estados. Para esta edição, serão quatro pavilhões integrados onde alunos e professores apresentarão o funcionamento e as áreas de atuação dos cursos técnicos e das 119 graduações.