A Unisinos apresentou ontem os detalhes da mudança curricular que vai empregar em 21 dos 76 cursos de graduação dos campi de Porto Alegre e São Leopoldo e que dará mais autonomia aos estudantes durante sua trajetória universitária. A nova grade será adotada nas turmas que ingressarem no ano que vem, mas a instituição já cogita aplicar as novidades entre os estudantes que se formam em 2020, para que, ao final do curso, já experimentem uma graduação mais orientada àquilo que querem.
Uma das principais inovações são as chamadas “trilhas” – caminhos que poderão ser escolhidos pelos universitários um ano antes de se formarem. Elas terão foco em empreendedorismo, área específica do curso (por exemplo, concursos voltados à área de Direito), pós-graduação e pesquisa ou inovação social, demanda crescente entre os jovens que ingressam no Ensino Superior.
Outra mudança importante é a possibilidade de direcionar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um marco na trajetória acadêmica antes da formatura, para o caminho profissional que se almeja. Com uma nova nomenclatura – passará a ser chamado de projeto aplicado (PA) –, o trabalho dependerá da trilha escolhida pelo estudante na etapa final de sua graduação. Se o aluno preferiu o caminho do empreendedorismo, apresentará um projeto da empresa que criou, por exemplo. Caso esteja mirando o mestrado, seu PA poderá ser um projeto de qualificação.
A internacionalização, por meio da qual o aluno poderá completar seus estudos fora do país, também ganhará mais espaço na reta final entre os bacharelados incluídos na primeira etapa de mudanças.
– O modelo é para os bacharelados, mas parte dele será aplicado também nas licenciaturas – diz Gustavo Severo de Borba, diretor da Unidade de Graduação Unisinos.
Cadeiras comuns a todas as áreas
A inovação dos currículos também passa pela reestruturação das cadeiras de estreia no Ensino Superior. A universidade decidiu que os primeiros semestres terão disciplinas comuns a todas as áreas.
Assim, se o estudante resolver trocar de curso, ele não perde o investimento e ainda aproveita o conhecimento. Um estudante que frequentou por um ano as aulas de Jornalismo e trocar para Publicidade e Propaganda, ambas pertencentes à Escola da Indústria Criativa, poderá aproveitar os dois primeiros semestres. Um estudante que mudar para uma graduação de outra escola (por exemplo, do Jornalismo para a Engenharia Elétrica) conseguirá preservar conteúdos do primeiro semestre.
Durante a graduação, os alunos terão mentorias de professores que ajudarão na condução de projetos e da trajetória acadêmica. Os bacharelados também oferecerão certificações progressivas, relacionadas a conhecimentos específicos de cada etapa. Isso poderá facilitar a entrada no mercado de trabalho e aprimorar competências no ambiente profissional desde cedo.
– Há pelo menos 15 anos, a Unisinos vem mudando, e esse currículo é a chegada dessas mudanças à sala de aula. É nosso compromisso de fazer o futuro – diz o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino.
As trilhas de conhecimento
Um ano antes da formatura, o aluno poderá guiar sua formação já de olho na carreira que pretende seguir:
Internacionalização
Foca no encaminhamento do aluno para concluir a vivência acadêmica com uma experiência internacional.
Mestrado e pesquisa
Volta-se à vida acadêmica. O TCC será já um projeto que possa ser aproveitado na pós-graduação.
Empreendedorismo
A formação volta-se a desenvolver um projeto inovador, como a criação de uma startup, que poderá, inclusive, ser incubada no TecnoSinos, parque tecnológico da instituição.
Inovação social
Conduz o aluno à construção de iniciativas e projetos para transformar a sociedade.
Específica do curso
O alunos poderá escolher atividades que considerar mais interessantes ou para se aprofundar em uma área específica do curso. Por exemplo, um acadêmico de Direito pode focar em preparação para concursos da área jurídica.
Os bacharelados inovados
Escola de Gestão e Negócios
Administração (São Leopoldo e Porto Alegre)
Ciências Contábeis (São Leopoldo e Porto Alegre)
Ciências Econômicas (São Leopoldo)
Comércio Exterior (São Leopoldo)
Escola de Saúde
Biomedicina (São Leopoldo)
Enfermagem (São Leopoldo e Porto Alegre)
Farmácia (São Leopoldo)
Fisioterapia (São Leopoldo e Porto Alegre)
Nutrição (São Leopoldo e Porto Alegre)
Psicologia (São Leopoldo e Porto Alegre)
Escola de Direito
Direito (São Leopoldo)
Escola da Indústria Criativa
Jornalismo (São Leopoldo e Porto Alegre)
Publicidade e Propaganda (São Leopoldo e Porto Alegre)
Escola Politécnica
Arquitetura e Urbanismo (São Leopoldo e Porto Alegre)
Ciências Biológicas (São Leopoldo)
Ciência da Computação (São Leopoldo e Porto Alegre)
Engenharia Civil (São Leopoldo e Porto Alegre)
Engenharia de Produção (São Leopoldo e Porto Alegre)
Engenharia Elétrica (São Leopoldo)
Engenharia Mecânica (São Leopoldo)
Engenharia Química (São Leopoldo)