A Unisinos se prepara para uma grande mudança no primeiro semestre de 2019. Guiada pelo conceito Reprograme o Curso da Sua Vida, a universidade permitirá que estudantes de 21 dos seus 76 cursos de graduação se beneficiem de mais autonomia e façam escolhas importantes durante sua jornada acadêmica, de acordo com o rumo que pretendem dar às suas carreiras.
A novidade dá seguimento à proposta iniciada com o projeto Unisinos Lab, que ampliou a ideia da interdisciplinaridade, promovendo maior interação entre os alunos dentro e fora das salas de aula. A flexibilidade é uma das características desta nova oferta e começa já no início da vida universitária. Os bacharelados selecionados (veja ao fim do texto) – o número deve aumentar progressivamente – terão algumas disciplinas compartilhadas: Pensamento Projetual e Criativo, Comunicação da Ciência, Pensamento Computacional, Empreendedorismo e Solução de Problemas, Análise de Dados para Tomada de Decisão.
Quem iniciar a graduação e, por acaso, decidir mudar de curso, não perderá as disciplinas do currículo comum que já foram cumpridas. Tome-se como exemplo um estudante que frequentou por um ano as aulas de Jornalismo. Se ele trocar para Publicidade e Propaganda, ambas as graduações pertencentes à Escola da Indústria Criativa, poderá aproveitar os dois primeiros semestres, restando cursar apenas as disciplinas específicas de sua segunda escolha. Um estudante que mudar para uma graduação de outra escola (por exemplo, do Jornalismo para a Engenharia Elétrica, que fica na Escola Politécnica) conseguirá preservar conteúdos do primeiro semestre.
Aproveitamento do primeiro ano na troca de curso
Gustavo Borba, diretor da Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos, ressalta que os objetivos das mudanças são impedir que o aluno perca o primeiro ano – são comuns as trocas durante esse período – e, especialmente, preparar um profissional que atenda às demandas do século 21.
— Queremos dar a formação específica da área e trabalhar competências genéricas para qualquer área hoje — afirma Borba, acrescentando que as inovações se basearam no estudo de experiências internacionais, de países como Finlândia, Coreia do Sul e Canadá.
Logo nos primeiros dias de aula, ao graduando será atrelado um mentor, que o guiará no percurso acadêmico. Uma das novidades mais marcantes está reservada para o último ano de faculdade, como explica Alsones Balestrin, pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais. Cada estudante poderá optar entre diversas "trilhas". A primeira é a do empreendedorismo, que culminará com a concepção de uma startup pronta para operar. O mestrado é a segunda trilha, para aqueles que quiserem seguir a trajetória acadêmica, já cursando disciplinas referentes à pós-graduação. Outra opção é na área de inovação social (criação de projetos sociais). Por fim, o modelo tradicional, com a conclusão do cumprimento dos créditos e a formatura, continuará disponível.
Queremos que esse esforço final do aluno seja aplicado na vida e na carreira dele. Queremos formar um excelente profissional, mas também uma excelente pessoa humana
ALSONES BALESTRIN
Pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais
O trabalho de conclusão de curso (TCC) também passará por uma remodelação, ganhando o nome de projeto aplicado (PA). O PA dependerá do caminho escolhido pelo estudante na etapa final de sua graduação. Se o aluno preferiu a trilha do empreendedorismo, apresentará um projeto da empresa que criou, por exemplo. Caso estiver mirando o mestrado, seu PA poderá ser um projeto de qualificação.
— Queremos que esse esforço final do aluno seja aplicado na vida e na carreira dele. Queremos formar um excelente profissional, mas também uma excelente pessoa humana — resume Balestrin.
O novo modelo de bacharelado será anunciado oficialmente no próximo dia 26. Os sites de cada curso disponibilizarão mais informações aos interessados.
Os 21 cursos que passam a integrar a mudança no primeiro semestre de 2019
Campi de São Leopoldo e Porto Alegre
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciência da Computação
- Ciências Contábeis
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Fisioterapia
- Jornalismo
- Nutrição
- Psicologia
- Publicidade e Propaganda
Campus de São Leopoldo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas
- Ciências Econômicas
- Comércio Exterior
- Direito
- Engenharia de Produção
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Química
- Farmácia