O iraniano Caucher Birkar, 40 anos, um dos vencedores da medalha Fields, teve seu prêmio furtado 30 minutos após recebê-lo em um congresso no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (1). As informações são do site G1.
Bikar teria deixado a medalha, a carteira e o celular dentro de uma pasta sobre uma mesa durante a cerimônia. A equipe de segurança encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, apenas com o celular. Até as 14h desta quarta-feira, a medalha e a carteira do professor não haviam sido recuperados. Um suspeito foi identificado.
A medalha Fields — oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática — é entregue a matemáticos com menos de 40 anos de idade que tenham realizado grandes contribuições à disciplina. A premiação foi entregue no primeiro dia do Congresso Internacional de Matemáticos, que acontece até 9 de agosto no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro — desde 1897, essa é a primeira vez eque o evento tem como sede uma cidade da América Latina.
O professor é refugiado no Reino Unido e leciona na Universidade de Cambridge. Além de Bikar, o italiano Alessio Figalli, 34 anos, o alemão Peter Scholze, 30, e o indiano Akshay Venkatesh, 36, também receberam uma medalha na premiação.