Agora está oficializado que o Centro Universitário Franciscano (Unifra) é, de fato, uma universidade. A confirmação se deu após publicação no Diário Oficial da União (DOU), em que o Ministério da Educação (MEC) reconheceu a mudança de status da instituição. Ainda no final de janeiro deste ano, o Conselho Nacional de Educação, que é um braço ligado ao MEC, havia dado a garantia de que a Unifra passaria a ser universidade. A instituição passa a se chamar Universidade Franciscana (UFN), conforme disse a reitora Iraní Rupolo a GaúchaZH.
O Ministério da Educação confirmou, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, a transformação do Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria, em universidade. No fim de janeiro, o Conselho Nacional de Educação já havia dado a garantia de que a instituição mudaria de status, só faltava o último aval, do MEC.
A portaria assinada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, foi publicada na última quinta-feira (22) no Diário Oficial. O credenciamento, a partir da publicação, terá validade por 10 anos.
Com a mudança para universidade, a reitora Iraní Rupolo comemora “a virada de chave” da instituição. A gestora também projeta o 2018 e os próximos anos frente a conquista:
— Essa é uma vitória não só da Unifra, mas como de toda Santa Maria. A mudança de status representa, sem dúvida alguma, uma autonomia maior à instituição. Sem dizer que o nosso compromisso é ampliar ainda mais a oferta de vagas seja na graduação ou na pós. Vamos seguir, cada vez mais, qualificando e levando excelência com o nosso Ensino Superior a Santa Maria e região.
A instituição vinha há mais de um ano e meio em busca dessa alteração de centro universitário para universidade. Com cerca de 6 mil alunos, a Unifra tem 34 cursos de graduação e também oferta sete cursos de pós-graduação.
Santa Maria ainda tem, pelo menos, outras sete instituições de Ensino Superior que, juntas, atendem mais de 10 mil alunos e ofertam quase 8 mil vagas por ano.
A maior instituição de Ensino Superior é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A federal, que tem uma comunidade acadêmica com mais de 37 mil pessoas, teve um orçamento de R$ 1,1 bilhão em 2017. A efeito de comparação, a projeção orçamentária da prefeitura de Santa Maria é de R$ 700 milhões.
História da Unifra
A instituição foi fundada na década de 1950 com o nome de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC). Também nessa época, a instituição teve autorizada a criação da Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (Facem).
A FIC era voltada para a formação de professores para cursos de licenciatura. Já a Facem formava enfermeiros. Após mais de 40 anos, em 1995, FIC e Facem se uniram e, após a integração, surgiu a Faculdade Franciscana – que originou o Centro Universitário Franciscano (Unifra).