Um professor que ensina computação para estudantes em Gana, na África, fez sucesso nas redes sociais após compartilhar fotos de suas aulas no Facebook. Nas imagens, Richard Appiah Akoto — que na rede social usa o nome de Owura Kwadwo Hottish — aparece desenhando em um quadro negro a inferface do Microsoft Word, conhecido editor de textos.
Os alunos do professor precisam ser aprovados em um exame nacional que inclui questões de informática, mas a escola da cidade de Kumasi não tem nenhum computador desde 2011. Para minimizar o problema, Akoto teve a ideia de desenhar as especificidades do Word, usando diferentes cores de giz.
"Ensinar informática em uma escola de Gana é muito divertido", escreveu na mensagem publicada no Facebook.
— Eu queria que eles soubessem como a janela (do Word) iria aparecer se eles estivessem em frente ao computador — disse o professor em entrevista à CNN. — Eu sempre quis que eles tivessem interesse no assunto, então fiz o meu melhor para isso.
Após ver as imagens do professor, a empresária Rebecca Enonchong enviou pelo Twitter uma mensagem para a Microsoft África. A empresa então prometeu enviar um computador a Akoto e também disponibilizar acesso a programas educacionais.