Os alunos das escolas da rede estadual não terão aulas nesta quinta-feira (15) em todo Rio Grande do Sul. O motivo é a realização de debates entre professores sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vai ser implantada em todo país a partir de 2019 nos ensinos Infantil e Fundamental. As discussões são promovidas pela Secretaria de Educação do Estado.
No Rio Grande do Sul, serão 2.545 escolas e mais de 60 mil professores mobilizados. O dia “D” ocorreu em todo o Brasil no dia 6 de março passado, porém, devido à greve do magistério e o consequente atraso no calendário de 2018, as discussões ocorrerão mais tarde no Rio Grande do Sul.
— O dia D é uma oportunidade de emitir opiniões sobre a nova base curricular. A base é só um rumo, mas também estamos tentando sintonizar melhor as redes (pública e privada). O nosso aluno hoje, do século 21 irá enfrentar um mercado de trabalho completamente diferente daquele que nós encontramos, nascidos no século 20. É uma oportunidade de se dar um rumo diferente na educação — disse o secretário de educação do Estado, Ronald Krummenauer.
Participam do Dia D da BNCC professores das escolas estaduais. Entre as atividades previstas estão apresentações, buscando discutir os principais pontos do documento nacional.
O texto da Base Nacional Comum Curricular foi aprovado no fim ano passado. O documento que já está em vigor se refere apenas às diretrizes para os currículos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A base para o Ensino Médio deverá ser enviada pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação até o fim de março.