Com a inauguração da escola de ensino fundamental no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste de Caxias do Sul, 84 crianças poderão ser matriculadas na educação infantil. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova tem estrutura para atender a 500 estudantes. Além das séries do ensino fundamental, tem capacidade para quatro turmas da Educação Infantil - duas turmas de Jardim I e duas turmas de Jardim II - para crianças de quatro e cinco anos.
Ao ser inaugurada, na manhã desta segunda-feira (19), junto com o início do ano letivo da rede municipal, a escola estava com 200 alunos, do primeiro ao sétimo anos.
De acordo com o diretor, Alex Lopes, nesse primeiro ano letivo não houve procura pelas séries finais do ensino fundamental. Ele acredita que pelo vínculo dos estudantes, é mais difícil eles deixarem as escolas onde estavam para cursar apenas um ou dois anos na nova instituição. A maioria dos estudantes da escola reside no Cidade Nova, mas também em bairros como o Desvio Rizzo, Forqueta, Reolon e Mariani.
A educação infantil inicia as aulas nos próximos dias, mas ainda não há uma data definida. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o período de matrículas para essa escola começa nesta terça-feira (20).
A licitação para a construção da escola foi lançada ainda em 2013. Em 2015, conforme a Secretaria da Educação, a obra foi paralisada porque o contrato com a empresa foi rescindido. A retomada dos trabalhos aconteceu dois anos depois.
Polêmica
Durante a solenidade de inauguração, no meio do público que acompanhava a solenidade, havia dois cartazes que pediam a volta da professora Cláudia Pinto da Silva Neto para a direção da Escola Estadual Clemente Pinto, no bairro Rio Branco. Em um dos cartazes estava escrito "Deixa a Cláudia trabalhar". A professora foi cedida para trabalhar integralmente na escola estadual, onde era diretora. Com contrato de 20 horas no município, Cláudia foi chamada de volta para atuar na rede municipal. Ela está trabalhando na escola do Cidade Nova.