As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2018 iniciam na próxima segunda-feira (19) e se estendem até sexta-feira (23). Neste ano, passam a vigorar as mudanças nas regras do programa aprovadas pela Câmara dos Deputados em 2017. As alterações do chamado Novo Fies não agradaram as principais instituições de Ensino Superior do Estado, acarretando na saída de diversas universidades do programa.
As novas regras serão aplicáveis aos contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018. Para os estudantes que possuírem contratos celebrados até o segundo semestre de 2017, será opcional a migração para o novo modelo.
As mudanças no Fies
Tipos de contrato
- Como era até 2017: havia apenas um tipo de financiamento, para alunos com renda família per capita de até três salários mínimos e juros de 6,5% ao ano.
- A partir de 2018
Modalidade 1: destinada à oferta de vagas com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
Modalidade 2: destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento, para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Modalidade 3: destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES. Assim como a modalidade 2, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.
Pagamento
- Como era até 2017: pagamento independe de o recém-formado conseguir um emprego.
- A partir de 2018: ao conseguir emprego e renda, o ex-aluno terá desconto automático no salário.
Carência
- Como era até 2017: estudante tinha 18 meses para começar a quitar o financiamento após o fim do curso.
- A partir de 2018: a devolução começa a partir do primeiro mês após a conclusão do curso.
Valor financiado
- Como era até 2017: variava ao longo do curso, seguindo os reajustes das mensalidades.
- A partir de 2018: o aluno vai saber o valor total da dívida ao assinar o contrato.
Quem pode participar
- Estudantes de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, com nota mínima de 450 pontos no Enem e que não tenham tirado nota superior a zero na redação.
Inscrições
- As inscrições para o novo Fies estarão abertas entre 19 e 23 de fevereiro no site do programa.