Ficar ansioso para uma entrevista de emprego é normal — seja para quem está buscando o primeiro trabalho, para quem está tentando se recolocar no mercado ou para quem está buscando aquela vaga que sempre sonhou.
— Ser avaliado gera naturalmente insegurança e também expectativa — diz a psicóloga Janice Von Muhlen, diretora de aquisição de talentos da Holdren Recruiting.
O nervosismo muitas vezes começa no momento em que a pessoa recebe o primeiro contato da empresa e se intensifica conforme a entrevista se aproxima. Pode, inclusive, prejudicar na hora da seleção: quanto mais expectativas de conseguir a vaga você tiver, maiores serão as chances de a ansiedade se intensificar.
Confira dicas de especialistas para driblar a ansiedade — antes e durante uma entrevista de emprego.
1 - Escolha uma vaga coerente com o seu perfil
Para evitar constrangimentos na hora da seleção, escolha uma vaga na qual você atenda aos requisitos e que seja o mais coerente possível com o seu perfil.
2 - Obtenha o máximo de informações sobre o processo
Pesquise sobre a empresa, para conhecer sua missão, valores e atuação no mercado. Tente saber quem fará a entrevista, se será alguém da área de RH ou o diretor da empresa, por exemplo. Outra dica é perguntar se a entrevista será individual ou em grupo, o que permitirá uma melhor preparação.
3 - Fique atento ao local da entrevista
Veja o local onde está situada a empresa, para verificar qual o melhor trajeto. Se você for se deslocar com transporte público, pesquise antecipadamente as opções de linhas de ônibus, bem como os horários. É importante sair cedo, para evitar atraso, caso aconteça algum imprevisto.
4 - Prepare-se e organize-se
Para controlar a ansiedade pré-entrevista, é importante ter uma boa noite de sono, além de se alimentar adequadamente. Quando se trata da organização, faça uma checagem dos documentos solicitados, para ter certeza de que você não esquecerá de levar nenhum. Além destas dicas, é indispensável conhecer o seu currículo, para preparar a sua apresentação.
5 - Mantenha sua autenticidade
Seja o mais verdadeiro possível, quanto mais você tentar se comportar de uma maneira diferente, maior será o nervosismo. Outra dica importante é saber ouvir o entrevistador e responder apenas o que for perguntado. Se o entrevistador pedir uma apresentação, organize mentalmente o que você vai falar primeiro: suas experiências, objetivos pessoais e profissionais, por exemplo.
6 - Deixe de lado questões pessoais
Não se deixe levar pela emoção. Problemas pessoais, como contas e situação financeira, por exemplo, podem prejudicar e interferir na hora da entrevista.
7 - Veja a entrevista em grupo como um compartilhamento de experiências
Quando a entrevista for em grupo, aproveite a oportunidade como uma forma de crescimento. Não veja os outros participantes como concorrentes, mas como pessoas que estão compartilhando experiências.
8 - Faça uma auto avaliação
Use a entrevista para se avaliar, analisando seus pontos fortes e pontos fracos, observando se esqueceu de falar algo importante, por exemplo, para se aperfeiçoar a cada novo processo. Também é importante estar atualizado no mercado de trabalho, fazendo sempre "uma manutenção" da sua carreira.
Fontes: Janice Von Muhlen, psicóloga e diretora de aquisição de talentos da Holdren Recruiting, Priscila Niffa e Mariane Soares, analistas de Recursos Humanos da Gope RH.