A partir desta sexta-feira (1º), quem quiser ser voluntário em escolas estaduais já pode se inscrever pela internet – o que, até então, só podia ser feito pessoalmente. As inscrições estão disponíveis em link disponibilizado no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Os voluntários poderão prestar diversos serviços em escolas, como, por exemplo, reforço para algumas disciplinas. As aulas, no entanto, só poderão ser ministradas por quem tem o curso de licenciatura ou formação pedagógica – por isso, a Seduc espera contar também com professores aposentados.
O serviço de voluntariado foi regulamentado porque a Seduc constatou que havia muita procura junto às coordenadorias. Conforme a portaria, a carga horária semanal dos voluntários será de duas a 20 horas semanais, e o tempo de trabalho será de um ano, prorrogável por mais um. A Comissão de Supervisão do Serviço Voluntário ficará responsável por traçar normas para a seleção dos candidatos, programar atividades e acompanhar os voluntários.
Os professores aposentados que se candidatarem poderão fazer com que as atividades sejam retomadas em escolas onde não há aulas devido à greve dos professores ligados ao Cpers, que já dura quase três meses. Conforme a Seduc, menos de 1% das escolas está em greve total, e cerca de 350 de um total de 2,5 mil estudantes no Estado são afetadas de alguma forma. Em Porto Alegre, não há mais nenhuma escola fechada.