Em meio à greve do Cpers-Sindicato, que já soma 45 dias, o governador José Ivo Sartori assinou, nesta quinta-feira (19), a nomeação de 124 novos educadores para a rede estadual de ensino. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), os professores foram aprovados no último concurso da categoria, que prescreve no dia 25 deste mês.
Como o trâmite da contratação leva cerca de dois meses – entre apresentação, documentação e exames médicos –, os profissionais devem entrar em sala de aula apenas em 2018.
Além da nomeação, o governo do Estado também liberou a alteração de nível para 755 concursados da área da educação. Com isso, 640 professores e 115 servidores serão beneficiados.
Segundo o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, o impacto das alterações de nível na folha de pagamento será de pouco mais de R$ 250 mil mensais.
— Com a nomeação dos novos professores pretendemos normalizar o fluxo de necessidade que temos, que já estava prevista no orçamento — avalia.
A cada ano, de acordo com a Seduc, os servidores podem abrir processo para progressão de nível entre os meses de janeiro e março. Ao todo, em 2017, o governo atendeu a 1.767 solicitações de alteração de nível.
As nomeações e alterações serão publicadas no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (20).