Claudia Chiquitelli
Especial
Com 30 anos de experiência em tecnologia, o CEO da Kogut eBusiness, Marcio Kogut, encabeça também o projeto 20Startups, que viabilizará até R$ 20 milhões para acelerar novas empresas do setor. Para inspirar os novos empreendedores e alertá-los, ele conta que começou a empreender aos 14 anos por necessidade e não porque queria ser empresário.
– Não existe receita de bolo para se tornar um empreendedor de sucesso e acertar logo de início. Antes de pensar em largar o emprego e abrir um negócio, é importante fazer uma autoavaliação e verificar se você é uma pessoa empreendedora ou se tem perfil empreendedor porque são características completamente diferentes – conta Kogut.
De acordo com o empresário, na idade que ele começou a empreender "queria andar de bicicleta com meus amigos e tomar sorvete, mas como meus pais não podiam me dar essas regalias, eu precisei correr atrás começando a catar chuchu no mato e a vendê-los mais barato do que na feira para garantir pelo menos o dinheiro do sorvete".
Leia mais:
Sebrae-RS lança projeto com foco em casas colaborativas e coworkings
Com essas dicas, fica mais fácil segurar o emprego durante a crise
Canadá busca profissionais brasileiros em TI
Investidor de resultados importantes no mercado, Kogut dá dicas de como não correr riscos na hora de abrir um negócio. Confira:
1 - Em resumo uma pessoa empreendedora cria, resolve, inventa, reinventa, e faz as coisas acontecerem. Já o perfil empreendedor consegue tocar e administrar muito bem uma franquia seguindo o manual do franqueador master (no caso, o empreendedor do negócio).
2 - É importante ter em mente que algumas verdades sobre empreender você só irá saber na hora certa e que a garantia do sucesso não dependerá única e exclusivamente de você.
3 - Lógico que se você também tiver uma graduação, possivelmente dará menos cabeçadas nessa sua empreitada, mas na minha opinião empreender é uma das tarefas mais difíceis e complexas que existe e você não vai aprender o segredo em nenhuma faculdade, pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado. Você terá que encarar esse desafio por conta própria, ciente dos riscos e ainda, lidar com as próprias dificuldades, procurando respostas e apoio de instituições e profissionais para superar cada uma delas.
4 - Tenha certeza de amar o que você vai fazer. A única maneira de você ser bem sucedido e fazer um excelente trabalho é amar o que você está se propondo a fazer. Se você não tem certeza, continue procurando.
5 - Minimize os riscos. Antes de largar o seu emprego para empreender, analise bem qual será o seu modelo de negócio, proposta de valor e se existe algum diferencial na sua ideia.