Em agosto de 2021, a Rede Ulbra de Educação estará completando 49 anos de história. A instituição atua desde a educação básica até o ensino superior, o que inclui cinco mestrados e quatro doutorados. Apenas no Rio Grande do Sul, são cinco escolas nos níveis de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e Educação Profissional e nove campi universitários. Também conta com 120 polos de educação a distância distribuídos pelo país. Além de uma estrutura vasta e que não para de ser atualizada, a Ulbra tem se diferenciado por apresentar uma proposta pedagógica cuja característica principal é estimular um perfil protagonista e empreendedor em seus alunos.
O debate em relação ao modelo pedagógico começou internamente na universidade no ano de 2015 e, em 2017, a Ulbra teve o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) modificado. O PDI nada mais é do que o instrumento de planejamento e gestão de uma instituição de ensino, o que envolve a sua filosofia de trabalho, missão e diretrizes pedagógicas.
A partir daí, a instituição começou a adotar o ensino por competências. A diretora acadêmica, Adriana Gallert Ziemer, explica que o conceito de competência significa a mobilização de recursos frente a um desafio ou a uma situação problema, algo que pede por propostas e soluções. Os recursos que são mobilizados frente a esses desafios são quatro: conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
— A composição desses quatro recursos frente a uma situação evidencia se nós somos ou não competentes. Esse conceito é a espinha dorsal da proposta pedagógica da Ulbra — detalha a diretora acadêmica.
Esse modelo, conforme explica Adriana, envolve metodologias ativas, em que o professor assume o papel de mediador e organizador do ambiente de aprendizagem e os alunos, por sua vez, são protagonistas do seu processo de conhecimento.
— Eles são desafiados constantemente, por meio das atividades propostas pelos professores e pela maneira como as aulas são planejadas, organizadas e conduzidas, a assumirem o papel principal no seu processo de aprendizagem — destaca Adriana.
Protagonismo desde a educação básica
Nas escolas da Rede Ulbra, o processo de aprendizagem dos alunos também já é voltado ao seu protagonismo. A gerente de Políticas Pedagógicas da Educação Básica, professora Núrfis Vargas, explica que a proposta pedagógica da instituição, além de estar alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Referencial Curricular Gaúcho, tem como pressuposto a aprendizagem permeada pela construção de conhecimentos por meio da investigação, da colaboração, da exposição de ideias e da experimentação.
— Dessa forma, o desenvolvimento de habilidades e competências para o processo da formação integral do nosso aluno é fundamentada através do seu próprio protagonismo, pois nossa metodologia compreende que a aprendizagem ocorre de forma ativa, com a atuação direta do estudante — explica.
Neste caso, Núrfis exemplifica que as feiras do conhecimento e inovação são apresentadas pelos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, demonstrando o processo da aprendizagem e não somente um resultado estanque de tarefa cumprida.
Foco nas relações interpessoais
O superintendente de Desenvolvimento Educacional da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, acredita que o foco principal da Instituição está em buscar relações interpessoais que promovam uma aprendizagem significativa. Ou seja: a atenção está nas mediações que acontecem nas relações entre alunos e professores. Um fundamento que se traduz na prática para quem vive a Ulbra em múltiplos contextos.
— Famílias, comunidades, empresas e instituições nos desafiam permanentemente com suas demandas. Nossas escolas se reinventam em seus espaços, metodologias, perfis docentes e ofertas, por exemplo, incorporando o projeto do ensino bilíngue em tempo integral. Nossos cursos técnicos interagem diretamente com as empresas no que tange a conhecimento, tecnologias e práticas. Nossos cursos de graduação e pós-graduação desafiam os estudantes a serem autogestores do que aprendem para a vida, a prática profissional e o empreendedorismo na economia e na sociedade — exemplifica.
O professor também ressalta que, em todos os níveis de ensino, a Ulbra pressupõe que crianças, jovens e adultos vivem e atuam o tempo todo e simultaneamente na presencialidade e no espaço virtual:
— Isso nos leva a diversificar os cursos em ofertas online, semipresenciais e presenciais. Nossos planos, metodologias e tecnologias têm atualização constante para corresponder a esta realidade — complementa.
Formação empreendedora e protagonista também nos cursos técnicos
Neste ano, os cursos técnicos da Rede Ulbra foram formatados para despertar esse mesmo perfil protagonista e empreendedor pretendido pelas metodologias ativas de aprendizagem. No Colégio Ulbra São Lucas, o formato é do tipo carrossel, conforme explica a professora Núrfis. Isso quer dizer que as entradas dos alunos ocorrem sistematicamente e a metodologia segue as diretrizes de construção de conhecimento por meio da investigação, da colaboração e da exposição.
— Porém, os componentes curriculares são desenvolvidos em sequência contínua, proporcionando ao nosso aluno uma dedicação exclusiva a cada componente curricular específico do curso, que são presenciais e acompanhados por professores especialistas. As ofertas são para os cursos de Logística e Qualidade, em 12 meses, e Eletrotécnica, Mecatrônica e Informática, em 18 meses — esclarece.
Tanto no São Lucas, localizado em Sapucaia do Sul, quanto no Colégio Ulbra Cristo Redentor, de Canoas, que oferece o curso Técnico em Informática, os estudantes do Ensino Médio podem fazer simultaneamente a formação profissional, em contraturno, obtendo vantagem nos valores das mensalidades e se preparando para o mercado de trabalho já na adolescência.
Sobre a Ulbra
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) atua há 49 anos e integra a Rede Ulbra de Educação, sendo uma marca utilizada pela sua mantenedora, a Aelbra, em todas as 10 unidades de educação básica e 13 de ensino superior localizadas no Sul, Norte e Centro-oeste do país. Atualmente, tem uma comunidade acadêmica formada por quase 25 mil pessoas, entre estudantes e colaboradores. Soma mais de 280 mil profissionais formados em todo o Brasil.