O ano é 2021, e o mundo já beira 13 meses inteiros de pandemia e distanciamento social. A essa altura, não é novidade dizer que o modus operandi de quase tudo que era feito presencialmente passou por alterações: o trabalho, o entretenimento e a relação interpessoal no geral. Quando o assunto são os estudos, os ambientes virtuais também ganharam força, naturalmente, e é a realidade de muita gente manter uma rotina de estudos sem estar todos os dias na escola ou na universidade. Só que o gosto dos brasileiros pela modalidade a distância não é uma exclusividade da pandemia. Você sabia que entre 2009 e 2019 o número de matrículas no ensino superior neste formato já havia aumentado quase cinco vezes, segundo o Inep? Se no começo da década a chegada de novos estudantes na faculdade era de 16% para cursos EAD, em outubro de 2019, já beirava 44% dos ingressantes.
A partir dessa aceleração, novas soluções foram sendo criadas para conciliar a vida acadêmica com o distanciamento social. Uma delas é a metodologia semipresencial, formato em que a Ulbra estreia neste semestre, em 21 polos EAD de seis estados brasileiros. Por enquanto, a novidade vale para os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Automotiva e Fisioterapia, e chega com dois grandes diferenciais nos quesitos flexibilidade e recurso didático. Nessas graduações, o aluno terá dois encontros presenciais por semana, com dias marcados, e as demais disciplinas serão feitas a distância em locais e horários escolhidos pelo próprio estudante. Quando estudar online, o acadêmico poderá utilizar laboratórios virtuais, que imitam a realidade nos ambientes.
— Estudar no formato semipresencial consolida-se cada vez mais no leque de opções de estudantes universitários de diferentes áreas, oportunizando uma experiência de aprendizagem em ambas situações: presencial e a distância. Com ferramentas digitais e metodologias ativas, professores organizam estratégias pedagógicas transformadoras que ocorrem em salas virtuais ou presenciais de acordo com a disciplina — comenta a coordenadora Acadêmica da EAD, Simone Soares Echeveste.
Ao construir o modelo pedagógico para a organização e oferta dos cursos EAD com metodologia semipresencial, a Ulbra optou pelo conceito de disciplina, observando o percentual máximo de 30% de presencialidade em relação à carga horária total do curso, de acordo com a legislação vigente, informa a universidade.
— Temos um planejamento participativo, visando que, os encontros presenciais, foquem no desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores mobilizados pelo conhecimento teórico trabalhado na sala online, mediada por um webprofessor. As demais disciplinas do currículo são 100% online — explica a gerente de Políticas Pedagógicas da Superintendência de Desenvolvimento Educacional da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Graziela Macuglia Oyarzabal.
Programa de laboratórios virtuais já era preparado antes da pandemia
Outro ponto que faz diferença para a qualidade dos cursos semipresenciais da Ulbra é o fato de o planejamento pedagógico ter começado quando o novo coronavírus ainda nem era notícia no Brasil. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia do campus Canoas, Cristina Fedrizzi Caberlon, ainda em 2019, a universidade reuniu os coordenadores de cursos para que esse modelo semipresencial pudesse ser implantado com a grade curricular idêntica à presencial. Ou seja, quando a necessidade de partir para o digital chegou na carona da pandemia, a Ulbra já estava um passo à frente — parte destes preparativos que vinham sendo feitos, foi a aquisição do programa de laboratórios virtuais
— Foi importante que a Ulbra proporcionasse uma imersão no ambiente virtual de ensino anos atrás, para que entendêssemos a realidade e a necessidade do aluno nessa modalidade. Depois, foi desenvolvida uma nova plataforma própria, o Aula, e fomos incentivados a buscar mais conhecimentos nessas ferramentas e entender quais de nós, professores, estávamos mais aptos a lecionar no formato online — afirma.
Já o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica Automotiva, Leonardo Haerter dos Santos, reforça que a flexibilidade tende a atrair mais alunos com rotinas apertadas:
— Recebemos depoimentos de alunos que precisavam sair do trabalho e ir direto ao campus, achar vaga no estacionamento e lanchar, tudo isso depois de um dia pesado de trabalho. Com as aulas semipresenciais, esse tipo de situação fica muito mais controlável e a atenção do estudante pode estar mais plena no conteúdo do curso — finaliza.
Laboratórios virtuais simulam experimentos e usam protocolos de cuidados
O ponto alto da metodologia semipresencial da Ulbra é que, juntamente com o seu lançamento, estão sendo implantados os laboratórios virtuais. São 130 salas com simuladores de laboratórios 3D, onde o aluno tem experiências como se estivesse em um laboratório real.
Dentro desse ambiente virtual, de acordo com o coordenador do Laboratório de Aprendizagem Virtual, responsável pelo apoio técnico e pedagógico da plataforma Aula para os professores e tutores, professor Ítalo Nunes Ogliari, o estudante se locomove e tem a liberdade de fazer o experimento orientado pelo professor. A ferramenta, conforme Ogliari, vai além de possibilitar os experimentos, mas também alerta o acadêmico em todos os protocolos de cuidados.
— Se o estudante vai mexer com um produto químico e não coloca luvas ou máscara no simulador, por exemplo, ele não terá permissão para seguir. Antes de iniciar, ele precisa dos equipamentos de segurança — detalha.
Os laboratórios virtuais na modalidade semipresencial são disponibilizados no ambiente virtual do Aula através de links que o professor insere no roteiro de aprendizagem, orientando o que deseja que o estudante faça naquele espaço e indicando qual teoria é colocada em prática a partir do experimento.
— O estudante pode entrar e experimentar quantas vezes quiser. Os laboratórios ficam disponíveis em tempo integral e proporcionam uma prática muito próxima do real — indica Ogliari.
Além disso, permitem que alunos que não teriam condições de ir ao campus utilizem um laboratório próximo ao real.
Quer saber mais? Acesse o site e inscreva-se nos cursos da modalidade semipresencial.