Os últimos resultados da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da covid-19 nas Empresas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que das 3,4 milhões de empresas em funcionamento na segunda quinzena de agosto do ano passado, 33,5% delas informaram que a pandemia do novo coronavírus afetou negativamente suas atividades. Para 37,9% das companhias em funcionamento, o efeito da pandemia sobre os negócios foi pequeno ou inexistente, enquanto os outros 28,6% afirmaram ter observado um impacto positivo.
A explicação para que o impacto promovido pela pandemia seja sentido mais por alguns empreendimentos e menos por outros pode estar na gestão adotada pelo negócio. Isso porque um dos grandes desafios, atualmente, é desenvolver estratégias que façam com que as empresas se tornem cada vez mais consistentes e lucrativas em meio a um ambiente de alta volatilidade. E é justamente essa discussão que será abordada na Semana da Gestão Antifrágil, evento da Decision FGV que acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril, a partir das 19h, no formato online e gratuito para todos.
O evento apresentará práticas atuais que façam com que os empreendimentos tenham a capacidade de absorver crises e mais condições de crescerem em meio a situações adversas. Para isso, especialistas no assunto devem compartilhar seus conhecimentos acadêmicos e práticos relacionados ao assunto.
— Percebemos que o cenário de crise tirou muitas empresas “do jogo”. Ou seja, muitas delas acabaram quebrando durante os últimos tempos e, com isso, ficou claro que muitos modelos de negócios não estão completamente preparados para encarar as adversidades que podem surgir. Com isso, pensamos que podemos ajudar profissionais a enxergarem de forma mais ampla seus modelos de negócios — contextualiza Rafael Bethiol, um dos responsáveis pela organização do evento.
Bethiol explica que a gestão antifrágil está baseada em dois pilares. O primeiro deles é entender que a venda, atualmente, acontece por múltiplos canais, não somente por meio da presença física. O que quer dizer que as empresas precisam distribuir suas estratégias de venda nos mais diferentes espaços para que os negócios continuem acontecendo. Já o segundo pilar está relacionado a uma estratégia financeira sólida.
— Precisamos fazer com que as empresas entendam a importância de formatar um bom caixa, para que nas situações de risco elas possam sobreviver pelo menos seis meses sem lucros e, ainda, se preparar para um crescimento — detalha Bethiol.
Outro ponto importante que deve ser bastante debatido ao longo da Semana da Gestão Antifrágil é saber como encontrar oportunidades em momentos de crise. Para introduzir o assunto, a organização do evento destaca que é fundamental estar atento ao comportamento dos clientes e às mudanças que estão ocorrendo neste momento. Saber, por exemplo, onde os consumidores estão consumindo conteúdos e informações para poderem se posicionar em diferentes plataformas.
Qualquer profissional pode tirar proveito dos conteúdos que serão debatidos no evento da Decision FGV, seja gestor, empreendedor ou quem fizer parte de outros cargos dentro de uma organização.
— O evento faz uma mescla entre os professores da Decision FGV e empresários que, podemos dizer, estão no campo de batalha fazendo com que suas empresas sobrevivam e tenham bons lucros em meio à crise. Então, reunimos um corpo de professores experientes da Decision FGV e renomados empresários que estão em um mercado que está em ascensão no momento. Vamos falar de finanças, tecnologia e tendências para o futuro — finaliza Bethiol.
Para se inscrever na Semana da Gestão Antifrágil de forma gratuita, acesse aqui.
Confira a programação completa:
Segunda-feira - 26 de abril:
19h15 às 20h15
Tema: Como a Tecnologia da Informação impacta os negócios da sua empresa e o que vem por aí
Palestrante: Prof. Alexandre Caramelo (FGV)
20h30 às 21h30
Tema: Como superar os obstáculos da pandemia com segurança e produtividade
Palestrante: Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil
Terça-feira - 27 de abril:
19h15 às 20h15
Tema: Decolando para o Futuro
Palestrante: Prof. Glauco Cavalcanti (FGV)
20h30 às 21h30
Tema: Gestão tributária para entender, recuperar e reduzir impostos
Palestrantes: Eduardo Bitello e Michael Soares, sócios da Marpa Gestão Tributária
Quarta-feira - 28 de abril:
19h15 às 20h15
Tema: Cenários Econômicos e Políticos: ameaças e oportunidades para as empresas
Palestrante: Prof. Anderson Pellegrino (FGV)
20h30 às 21h30
Tema: O futuro da economia de projetos e o PMI 4.0
Palestrante: Ricardo Triana - PMI (Project Management Institute)
Saiba mais sobre a Decision FGV e seus cursos aqui