Educação

Conteúdo Publicitário

PUCRS vai potencializar o ensino com viés empreendedor e de pesquisa

Alunos são preparados para um cenário de rápidas reconfigurações das noções de trabalho, emprego e carreira

clicSTUDIO

para PUCRS

  

Para fazer a diferença em um mundo em constante mudança, a PUCRS anunciou uma proposta inovadora de ensino superior. Nela, os alunos podem desenvolver competências além do diploma, essenciais em um contexto em transformação em todos os sentidos. E muitas das iniciativas, que serão aprofundadas a partir de 2018, já estão presentes no dia a dia da universidade. Uma delas é a possibilidade dos estudantes receberem formação empreendedora. 

As atividades da universidade voltadas ao empreendedorismo ampliam nossa visão sobre a profissão, fazendo com que enxerguemos como aplicar nosso conhecimento em áreas além da qual estamos estudando.

Fernanda Alves Germani

Estudante de Economia e uma das idealizadoras do Conectarqui

Por meio de espaços e projetos como o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), e o Idear – Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo, os alunos são estimulados a pensar soluções que gerem mudanças na situação atual e a buscar novas oportunidades de empreender tendo como foco a inovação e a criação de valor. Os resultados podem ser vistos em forma de projetos como o Conectarqui, iniciativa vencedora do último o Torneio Empreendedor PUCRS - disputa de empreendedorismo entre estudantes.

Camila Cunha / PUCRS
Ian criou o projeto Combee

Ações como o Torneio Empreendedor são fundamentais para o aprimoramento de habilidades, na solução de desafios e no trabalho em equipe, características essenciais para quem busca inserção no novo mercado de trabalho. É o que queria o aluno de Engenharia Civil Ian de Martins ao retornar de uma experiência internacional com a ideia de formar uma rede profissional colaborativa. Ao procurar uma forma de viabilizar o sistema, encontrou na universidade ambientes como o Startup Garagem, que dá suporte ao desenvolvimento de ideias inovadoras. 

– A PUCRS me deu apoio para fazer o modelo de negócios e o planejamento completo para tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade. Tivemos acompanhamento em todas as fases, desde o apoio jurídico até planejamento financeiro –, explica o estudante, que desenvolve o projeto Combee junto a um grupo de amigos.

Camila Cunha / PUCRS
Henrique Vieira Figueiró

Outra prioridade, a partir de 2018, será a será o ensino orientado pela pesquisa. A modalidade estará cada vez mais presente na graduação, ampliando o acesso dos alunos a essa prática e possibilitando que trabalhem em projetos integradores desde o início do curso. A ideia é que ainda mais estudantes tenham contato com experiências como a do pesquisador de pós-doutorado, Henrique Vieira Figueiró que descobriu a aptidão para a ciência no terceiro semestre, ao participar do primeiro projeto de iniciação científica na Faculdade de Biociências. Por meio de um convênio com a PUCRS, ele cursou parte do doutorado na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e publicou sua pesquisa sobre a genômica da onça pintada na Revista Science Advance, publicação científica de renome internacional.

 – A PUCRS oferece todas as condições para o pesquisador, tanto o auxílio dos professores quanto a estrutura e o acesso a laboratórios – afirma Figueiró, que, com suporte da Universidade, ampliou seus estudos com onças pintadas para mamíferos carnívoros.  

No último ano do curso de Medicina, o estudante Ricardo Trentin também usa os laboratórios da universidade para colocar em prática os ensinamentos de sala de aula. O bolsista de iniciação científica trabalha em dois projetos do Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer): um deles envolvendo o estudo de idosos com preservação das funções cognitivas e capacidade de memória acima da média para a idade e outro projeto sobre o uso de mídias sociais e funcionamento cerebral.

–  Em um ano e meio participando de projetos de pesquisa, aprendi a buscar conhecimento de diferentes formas e desenvolvi uma análise crítica em relação à literatura científica disponível. É uma oportunidade única de aprender com profissionais renomados que já trilham o caminho da ciência há mais tempo – diz.

Conheça algumas das iniciativas da PUCRS para estimular o empreendedorismo e a pesquisa

Camila Cunha / PUCRS
RAIAR

RAIAR - Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS

Inspira empreendedores a serem agentes de mudança social. Além de desenvolver habilidades e atitudes empreendedoras, oferece espaço e infraestrutura e dá suporte completo aos estudantes no processo de desenvolvimento de empreendimentos inovadores.


IDEAR – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS

 Por meio de palestras, bate-papos, cursos, seminários, encontros, disciplinas e consultorias, trabalha o empreendedorismo enquanto competência que envolve a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes, o exercício da criatividade, do pensamento crítico e do exercício da autonomia para transformar a sociedade. 

Camila Cunha / PUCRS
Coworking

Aprendizagem e assessoramento completo

A PUCRS oferece eixos de formação e portfolio de disciplinas voltadas ao empreendedorismo, inovação e impacto social para diferentes cursos de graduação, além orientação profissional, mentoria e assessoramento completo a ações de inovação e empreendedorismo.

 

Vestibular PUCRS 360º

As inscrições para o Vestibular de Verão ocorrerão até o dia 26 de novembro, com provas nos dias 2 e 3 de dezembro. A prova desta edição seguirá o modelo inaugurado no Vestibular de Inverno, num formato interdisciplinar, que correlaciona as áreas do conhecimento. Mais informações em vestibular.pucrs.br      


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Timeline Gaúcha

10:00 - 11:00