Em um mês marcado pela enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, voltou a acelerar na região metropolitana de Porto Alegre. O IPCA registrou alta de 0,87% em maio — maior alta entre as áreas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O salto representa quase o dobro da média nacional (0,46%). O dado foi divulgado na manhã desta terça-feira (11). O órgão atribui o avanço ao impacto da inundação no preço de alguns itens. No ano, o IPCA acumula alta de 2,04%. Em 12 meses, concentra 3,83%. Em ambos os casos, o índice está abaixo da média do país.
Seis dos nove grandes grupos pesquisados apresentaram alta na Região Metropolitana em maio. O destaque ficou por conta do ramo de alimentação e bebidas, que anotou salto de 2,63%. Os alimentos mostram grande descolamento da variação observada no país (0,62%).
“A situação de calamidade acabou afetando a alta dos preços de alguns produtos e serviços. Em maio, as principais altas foram da batata inglesa (23,94%), do gás de botijão (7,39%) e da gasolina (1,80%)”, destacou o gerente da pesquisa, André Almeida em comunicado do IBGE.
O IBGE destaca que, diante da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a coleta de preços na modalidade remota foi intensificada na área de abrangência da pesquisa na região metropolitana de Porto Alegre. A coleta em modo presencial também foi realizada, mas quando possível. O percentual coletado na modalidade remota, por telefone ou pela internet, que ficava em torno de 20%, passou para aproximadamente 65% em razão da inundação, segundo o instituto.
“Nem todos os subitens puderam ser coletados por telefone ou pela internet, como foi o caso de alguns subitens do item “hortaliças e verduras”. Nos casos de ausência de preços foi realizada a imputação dos dados, procedimento previsto e descrito na publicação “Sistema nacional de índices de preços ao consumidor: Métodos de cálculo - 8ª edição”, destaca o IBGE em nota.
Inflação nacional
O IPCA fechou o mês de maio em 0,46% no Brasil. O percentual representa um aumento de 0,08 ponto percentual na comparação com abril (0,38%), mostrando aceleração na inflação oficial do país