Correção: a data do Carnaval de 2024 dia 13 de fevereiro, e não 13 de março, como publicado entre 08h49min e 10h24min. O texto já foi corrigido.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou que 2024 terá menos feriados prolongados do que este ano. Durante reunião ministerial no Palácio do Planalto na sexta-feira (10), Lula afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá "um pouco mais" no ano que vem. Um dos fatores para isso, segundo avaliação do presidente, é que o próximo ano terá feriados concentrados no fim de semana.
— Exageradamente, esse ano (2023) teve muito feriado prolongado. No ano que vem, os feriados cairão todos sábado, significa que o PIB vai crescer um pouco mais — declarou.
No ano que vem, o Brasil terá três feriados nacionais em sábados: Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). O feriado de Tiradentes (21 de abril) cairá num domingo.
Em 2024, trabalhadores terão somente quatro "feriadões" com possibilidade de emenda: três deles no primeiro semestre do ano e o quarto apenas em novembro, na Proclamação da República (15).
Lista de feriados nacionais em 2024
- 1º de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira)
- 29 de março: Sexta-Feira Santa (sexta-feira)
- 21 de abril: Tiradentes (domingo)
- 1º de maio: Dia do Trabalho (quarta-feira)
- 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira)
- 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado)
- 12 de outubro: Dia de Nossa Sra. Aparecida (sábado)
- 2 de novembro: Finados (sábado)
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira)
- 25 de dezembro: Natal (quarta-feira)
Feriados e pontos facultativos com possibilidade de extensão em 2024
- Carnaval, 13 de fevereiro (Terça-feira Gorda): embora seja uma das principais festas do Brasil, o Carnaval não é feriado nacional;
- Sexta-feira Santa, 29 de março: primeiro feriado prolongado oficial de 2024;
- Corpus Christi, 30 de maio (quinta-feira): a sexta-feira (31) pode se tornar ponto facultativo para servidores dependendo da legislação da região; caso não haja tal decreto, a folga não é obrigatória;
- Proclamação da República, 15 de novembro (sexta-feira): último feriadão oficial de 2024.