O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira (14) que a ideia do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é baixar o chamado "custo Brasil", e que será necessário muito dinheiro para isso.
— Queremos fazer as rodovias, as ferrovias que precisam ser feitas nesse país, vai precisar de muito dinheiro. Queremos baixar o custo Brasil, melhorando as condições de infraestrutura em todo território nacional — disse o presidente da República.
Ele também afirmou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, começará a viajar pelo país para apresentar o Novo PAC nos Estados.
O Novo Programa de Aceleração do Crescimento foi lançado na sexta-feira (11). O governo anunciou que serão investidos R$ 1,7 trilhão em obras em todo o país. Além do eixo de transportes, com projetos de rodovias, aeroportos, ferrovias e hidrovias, o PAC prevê destinação de recursos para habitação, conexão à internet, educação, saúde, entre outros setores.
Lula deu as declarações no programa Conversa com o Presidente, produzido pela EBC. É uma espécie de live do presidente da República. Normalmente, a peça é transmitida às terças-feiras. Nesta semana, é promovida na segunda-feira porque, na terça, Lula estará no Paraguai para a posse do presidente eleito do país vizinho, Santiago Peña.