O ex-secretário de Planejamento e Gestão do primeiro governo Leite, Claudio Gastal, assume o cargo de diretor-presidente do Badesul na próxima semana. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, desta segunda-feira (5), Gastal falou sobre as perspectivas à frente da agência de fomento.
Gastal ressalta que o principal foco do Badesul segue sendo, neste momento, o agronegócio, citando, por exemplo, projetos voltados para combater a estiagem. No entanto, fez questão de frisar que a intenção é também que a agência de fomento invista em inovação (startups) e no setor público, apoiando a elaboração de projetos em prefeituras.
— Nessa nova gestão nós temos como intenção continuar o fomento na área do agro, que é indiscutivelmente uma prioridade, em termos de irrigação e armazenagem. Na área empresarial, que também tem tido demandas, pretendemos aprofundar a questão da inovação, startups.
Gastal apontou que, entre as prioridades para sua gestão, está o compromisso com a economia verde e os preceitos ESG (governança, responsabilidade social e com o meio ambiente.) Como explicou Claudio Gastal, no caso do Badesul, ao analisar um financiamento solicitado, a agência de fomento verifica quais os objetivos estão sendo atendidos, dando prioridade para as questões de ESG e da economia verde.
— Nós temos aberto uma discussão com a comunidade andina de fomento para ter uma linha de financiamento específica para a questão de reconversão energética, hidrogênio verde, que é uma prioridade do Estado e a questão da economia verde. Porém, vale destacar que todos os financiamentos acabam tendo regulação do próprio Badesul, do mercado financeiro e do Banco Central, tudo para estar alinhada aos objetivos do milênio: economia verde e ESG — completou.
Quem é Claudio Gastal
Natural de Pelotas, Claudio Leite Gastal foi presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC) de 2015 a 2018. Formado em Análise de Sistemas e mestrado em Sistemas de Informações, atuou como diretor do MBC de 2002 a 2007 e como diretor-presidente de 2008 a 2009. Foi secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República do Brasil de 2011 a 2015.
Gastal foi peça importante do primeiro governo de Eduardo Leite. Na ocasião assumiu a pasta de Governança e Gestão Estratégica e mais tarde também passou a chefiar a área do Planejamento.