A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a percepção dos brasileiros em relação à economia no país, apontou que 26% dos entrevistados dizem acreditar em uma piora da situação econômica do Brasil nos próximos meses. Na rodada anterior, feita em dezembro do ano passado e logo após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 20% diziam esperar uma piora da economia brasileira.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, entre os que contam com uma melhora, houve uma queda de 49% para 46%.
Em relação à situação do Brasil nos últimos meses, a percepção maior é de continuidade: 41% dizem que está igual (eram 35%), 35% falam em piora (ante 38%), e 23% afirmam que melhorou (eram 26%).
Sobre como deve ficar a situação econômica pessoal, 56% responderam que irá melhorar (eram 59% na última pesquisa), 14% disseram acreditar que ela piore (ante 11% anteriormente) e os mesmos 28% relatam que deverá ficar como está.
Já sobre a expectativa de desemprego, o pessimismo também aumentou em comparação ao Datafolha anterior: agora, 44% falam em aumento (eram 36% há três meses), enquanto 29% contam com redução (ante 37%).
Foram feitas 2.028 entrevistas nos dias 29 e 30 de março em todo o país, distribuídas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.