A Cooperativa Agropecuária de Júlio de Castilhos, a Cotrijuc, terá uma nova fábrica de rações em 2023. Em um investimento de R$ 20 milhões, a construção começou em julho em uma área de 2,3 hectares no Distrito Industrial de Júlio de Castilhos. A estrutura compreende salas de administração, guarita, balança, três silos externos de armazenagem e a fábrica em si. A previsão de conclusão é para março do ano que vem. Hoje a fábrica funciona junto ao complexo da cooperativa e tem 800m². Para falar sobre o investimento, o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana foi o presidente da Cotrijuc, Caio Viana. Confira a entrevista na íntegra abaixo.
Com a nova estrutura, a capacidade de produção vai passar das atuais 1,8 mil tonaleadas mensais, para 10 mil toneladas por mês. No local serão produzidas ração para bovinos de corte e leite e ovinos, nas formas farelada e peletizada, além da ração e núcleo alto grão, sais minerais e aveia machacada. Com essa expansão, a previsão é que assim que concluída a obra, novas contratações sejam feitas.
A produção é comercializada em todo o Estado, mas especialmente na Região Central e também na Campanha.
Além das rações, a Cotrijuc trabalha com a compra e venda de grãos, especialmente soja, milho e trigo e também com leite. Atualmente a cooperativa é a segunda do Estado que mais entrega leite para a CCGL. São 234 mil litros de leite diariamente entregues pelos cooperados da Cotrijuc. São cerca de 5 mil produtores associados em 18 municípios da região.
A cooperativa conta com 400 colaboradores. Além da matriz em Júlio de Castilhos há unidades em Santa Maria e São Gabriel, uma agropecuária em Santana do Livramento e operações em parceria em Bagé e Dom Pedrito.