O Grupo RBS deu a largada, nesta quinta-feira (22), em Porto Alegre, a uma iniciativa pioneira para a aceleração de negócios: a RBS Ventures. O lançamento foi na sede da RBS TV, com a presença de convidados e parceiros que atuam em projetos de inovação.
Os sócios-fundadores Mauricio Sirotsky Neto, membro da terceira geração da família Sirotsky e do Conselho de Representantes da RBS, e Fernando Tornaim, vice-presidente do Conselho de Representantes, deram o pontapé na iniciativa, que já chega ao mercado com empresas investidas.
Posicionada como uma empresa de media capital, a RBS Ventures tem como objetivo utilizar a mídia para acelerar projetos em diferentes segmentos. Um dos trunfos da empreitada é a expertise dos recém-completados 65 anos do grupo de comunicação como alavanca do empreendedorismo. O modelo de media for equity está entre as estratégias, apostando na sinergia das marcas da RBS e de recursos financeiros.
— O posicionamento de media capital é para nos diferenciarmos nesse mercado, estar próximos de outras oportunidades e para que as empresas entendam o valor que temos, não só financeiro, mas de tudo o que podemos agregar aos negócios — destaca Sirotsky.
O posicionamento de media capital é para nos diferenciarmos nesse mercado, estar próximos de outras oportunidades e para que as empresas entendam o valor que temos, não só financeiro, mas de tudo o que podemos agregar aos negócios.
MAURICIO SIROTSKY NETO
Sócio-fundador
De acordo com os sócios, mais de 50 negócios estão em análise — três deles em status de negociação avançada. A expectativa é de que a RBS Ventures encerre 2022 com sete empresas investidas. Projetos nos segmentos de tecnologia, mercado imobiliário, financeiro, entretenimento e educação são priorizados, embora não haja restrição para aposta em empreendimentos fora destes ramos.
Games
O primeiro negócio em andamento é com o Player 1 Gaming Group (P1GG), em sociedade com a Globo Venture. A P1GG é uma das principais plataformas de games e e-sports do país, e, portanto, com potencial estratégico de atrair seus produtos para o Estado. O mercado de games vem crescendo ano a ano no mundo todo e, no Brasil, é responsável por movimentar mais de US$ 2 bilhões.
— É importante estar nesse negócio porque faz nos comunicar com um público que muitas vezes não acessa as nossas plataformas. É uma maneira de se aproximar de um público diferente e de trazer eventos e competições de games para o nosso ecossistema e ao RS — diz Tornaim.
Esportes e entretenimento
Outro negócio já em andamento também está relacionado ao mundo dos esportes e ao entretenimento. Trata-se de uma exclusividade comercial na Arena do Grêmio e no Estádio Beira-Rio.
— Grêmio e Inter são paixões regionais e nacionais, e a gente, como RBS Ventures, poder explorar esses ambientes, os estádios, como uma plataforma de conteúdo para as nossas marcas é muito relevante — acrescenta Sirotsky.
De acordo com os idealizadores, a RBS Ventures tem como norte ser um grande player para impulsionar o desenvolvimento da inovação e de novas iniciativas, sempre a partir do Rio Grande do Sul ou de empresas que entendam que o Estado é um mercado importante para elas.
É importante estar nesse negócio (games) porque faz nos comunicar com um público que muitas vezes não acessa as nossas plataformas. É uma maneira de se aproximar de um público diferente e de trazer eventos e competições de games para o nosso ecossistema e ao RS.
FERNANDO TORNAIM
Sócio-fundador
Claudio Toigo Filho, CEO da RBS, enfatizou que o lançamento da RBS Ventures ajudará a dar visibilidade aos atores que fazem o Estado se desenvolver. Segundo o executivo, a iniciativa está alinhada ao propósito do grupo, que é, a partir da comunicação, melhorar a vida dos gaúchos e garantir o sucesso dos negócios, conectando agentes importantes que vivem no Rio Grande do Sul.
Publisher do Grupo RBS, Nelson Sirotsky destacou a relevância da empresa enquanto grupo de mídia e a importância de seguir criando condições para manter o protagonismo nos próximos anos:
— Este ano a RBS fez 65 anos e não poderia haver melhor coincidência de nós estarmos fazendo essa projeção da empresa para o futuro, baseada em valores firmes e organizando a empresa para que ela possa continuar a ter esse protagonismo de conexão com todos, fortalecendo o Rio Grande do Sul e se fortalecendo empresarialmente.