A Gazprom, empresa estatal de energia da Rússia, informou nesta sexta-feira (2) que paralisou completamente o transporte de gás ao gasoduto Nord Stream 1 por conta de um vazamento de óleo na compressora Trent 60, na estação de Portovaya.
O Nord Stream 1, que liga a Rússia à Alemanha, já estava com sua atividade suspensa desde a quinta-feira (1º) por conta de uma manutenção. A empresa ainda não deu previsão de retorno do fornecimento ao gasoduto.
O problema foi detectado com representantes da Siemens, causado na vedação das ligações terminais dos cabos dos sensores de velocidade de rotor de baixa e média pressão. Também foi detectado óleo na área da linha de cabos na caixa terminal externa do sistema de controle automático da estação, fora do invólucro isolante de ruído, informou a Gazprom.
Vazamentos semelhantes já tinham sido detectados anteriormente na estação russa. Eles foram submetidos a uma revisão de fábrica e estavam atualmente fora de serviço. De acordo com informações da Siemens, esses motores só podem ser totalmente reparados numa instalação de conserto especializada.
De acordo com a Gazprom, o fornecimento ao Nord Stream 1 não será retomado até que todos os problemas sejam resolvidos.