Puxado pela carteira de crédito, que teve alta de 21,7% na comparação com junho de 2021 e, agora, soma R$ 44,6 bilhões, o Banrisul registrou lucro líquido de R$ 227,8 milhões no segundo trimestre de 2022, aumento de 38,8% na comparação com os três primeiros meses do ano.
De acordo com o presidente do banco, Claudio Coutinho, entre os destaques do balanço, apresentado nesta quinta-feira (11), estão os avanços de 61,3% nos segmentos de crédito rural, no comercial pessoa física, que atingiu R$ 24,7 bilhões (+12,9%) e nas operações comerciais pessoa jurídica, com crescimento de 26,9% e saldo de R$ 7,9 bilhões.
— Isso é muito importante, demarca a retomada do crescimento acelerado da carteira de crédito do Banrisul. Além disso, o apoio a pequena e média empresa, assim como o agronegócio e o imobiliário, evidencia que o banco segue alinhado com setores relevantes para a economia do Rio Grande do Sul — comentou.
Para se ter uma ideia do potencial para o agronegócio, apenas no Plano Safra 2022/2023, o Banrisul tem como objetivo disponibilizar R$ 7 bilhões em crédito rural, expansão de 35% sobre o Plano Safra anterior. Em junho de 2022, a carteira de crédito rural já atingiu a marca de R$ 5,4 bilhões.
O desempenho é fruto da abertura, em 2021, dos primeiros Espaços Agro Banrisul, customizados e especializados no setor, para alcançar um número cada vez maior de pequenos e médios produtores em Santo Ângelo, Cruz Alta e Passo Fundo. No segundo semestre, a meta é inaugurar novos pontos em Bagé, Santana do Livramento, Ijuí e Carazinho.
Inadimplência
Outro aspecto apontado pelo executivo foi a taxa de inadimplência de 1,8% em 90 dias, considerada por ele “a mais baixa da história”. Isso em um ambiente moldado por juros e inflação em elevação, o que demonstra a eficiência do processo de análise de crédito e das provisões da instituição, argumenta Coutinho.
Na captação, os recursos constituídos por depósitos, letras e dívida subordinada alcançaram R$ 68 bilhões em junho de 2022, ampliação de 3,6% nos últimos 12 meses. Destaca-se a Letra de Crédito do Agronegócio, com R$ 720 milhões em estoque, crescimento de 142,4% no semestre, importante fonte de recursos para fomentar a demanda por crédito rural.
— O banco tem uma captação pulverizada e consistente, com custos competitivos. Se pegarmos os cem maiores aplicadores, não representam sequer 2% da nossa carteira de crédito — explicou.
Diante dos números, Coutinho afirma que a margem financeira está perto da “estabilização”. Isso porque o ritmo de absorção da carteira de crédito não acompanha de imediato os aumentos da taxa Selic.
— A partir de agora estamos, paulatinamente, repassando a alta dos juros para as nossas transações — projetou o presidente.
Adquirência
Após a troca da razão social da Banrisul Cartões para Banrisul Pagamentos, responsável pela Rede Vero, o setor de Adquirência terminou o semestre contando com 134,8 mil estabelecimentos credenciados ativos e 5.867 convênios ativos, além de um lucro líquido de R$ 180,9 milhões, com elevação de 47,6% em relação ao ano anterior.
Destacam-se, também, a Banrisul Seguridade, com R$ 69,1 milhões de lucro líquido e R$ 1,2 bilhão em prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização; além da Banrisul Consórcios, com R$ 6,0 bilhões em Cartas de Crédito e lucro líquido de R$ 28,7 milhões.
Além disso, no primeiro semestre de 2022, a participação dos canais digitais cresceu 3,7 pontos percentuais, alcançando 81,2% no total de operações, incluindo Pix, realizadas pelos canais disponíveis, ante 77,5% no mesmo período de 2021. Assim, com média de 1,5 milhão de acessos diários, os canais de Internet e Mobile Banking tiveram, no período, 261,3 milhões de acessos, 27% a mais do que em igual intervalo do ano passado.