O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou nesta segunda-feira (20) a Diretoria Jurídica do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o evento de comemoração dos 70 anos da instituição financeira, no Rio de Janeiro. Guedes afirmou o BNDES deve bilhões ao governo e "aplicou uma rasteira" na União.
Segundo o ministro da Economia, o jurídico do BNDES apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU) o argumento de que teria prejuízo se devolvesse ao governo recursos aportados para o aumento de capital do banco.
— A capitalização do BNDES foi feita por meio de um empréstimo com taxa fixa. Quando a inflação sobre, aumenta o subsídio. O Brasil está subsidiando o BNDES. O jurídico do BNDES teve a coragem de ir ao TCU para convencer o TCU de que é o contrário, e o TCU caiu. Falaram que devolver o dinheiro agora implicaria perda ao banco. É o contrário. Estão se beneficiando do subsídio. Vocês deveriam estar devolvendo esses recursos, o Brasil está em guerra — disse.
O ministro também afirmou que o governo não é "sadomasoquista" nem gosta de sacrificar o povo brasileiro. Sobre o BNDES, Guedes não informou o valor que o banco deveria devolver à União. A instituição não se manifestou sobre o comentário.