A taxa de desocupação no país atingiu 11,2% no trimestre móvel de dezembro de 2021 a fevereiro deste ano. O índice é inferior aos observados no trimestre encerrado em novembro (11,6%) e do registrado em fevereiro do ano passado (14,6%).
Os dados, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), foram divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A população desocupada também recuou e chegou a 12 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro, o que representa 3,1% abaixo do trimestre anterior (encerrado em novembro) — ou seja, 389 mil pessoas a menos. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado (encerrado em fevereiro de 2021), a queda foi de 19,5% — ou menos 2,9 milhões de pessoas.
Já a população ocupada (95,2 milhões) manteve-se estável em relação ao trimestre anterior, mas cresceu 9,1% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.
A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.511 no trimestre encerrado em fevereiro. O resultado representa queda de 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.