Versatilidade, inovação e sustentabilidade são os termos que definem a 25ª edição da Inspiramais. Desde a manhã desta terça-feira (25), os corredores do centro de eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na capital gaúcha, foram tomados por grandes nomes da indústria de componentes e matéria-prima para as os setores calçadista, moveleiro, de confecção e de bijuterias de todo o país. Do gesso à base de fungos e serragem à tecnologia de impressão 3D, a feira, que neste ano volta a contar com a presença do público, apostou nas iniciativas sustentáveis para fomentar os negócios.
O evento é promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e conta com a parceria do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e da Associação Brasileira da Indústria de Mobiliário (Abimóvel). Ao todo, cerca de 150 expositores apresentam peças exclusivas e lançamentos nos estandes distribuídos pela feira.
Quem acessa o evento logo depara, à esquerda, com o HUB Conexão Criativa, onde a sustentabilidade é a lei. No espaço, estão reunidas startups, cooperativas e empresas inovadoras que apresentam produtos sustentáveis com design de ponta. Um dos destaques é a Mush, uma empresa de apenas quatro anos fundada por cientistas de Ponta Grossa, no Paraná. O carro-chefe da Mush são as placas de revestimento texturizadas produzidas à base de serragem e micélio, que é um tipo de fungo.
Também na linha dos biomateriais de fontes renováveis, a Mabe Estúdio expõe seus tecidos produzidos a partir da vagem da árvore angico. Já a DuMeio apresenta um biotecido de celulose bacteriana, que é biodegradável, não agride o meio ambiente e tem uma orientação contrária à crueldade contra os animais.
Em outra ponta da feira, foi montado o Espaço Sustentabilidade, que comporta diferentes pilares do desenvolvimento sustentável nas empresas. A tecnologia, por exemplo, é representada pela impressora 3D da empresa Lebbre. O design sustentável vem estampado nos tecidos recicláveis da Top Shoes, assim como os cabedais de corte único da JR Soluções. Outro pilar destacado são as embalagens sustentáveis, como as caixas da Boxprint.
Edição da retomada
Para a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, o evento superou as expectativas. Até as 17h30min deste primeiro dia, cerca de 2,5 mil pessoas já tinham passado pela feira. A projeção é receber pelo menos 7 mil visitantes até o encerramento, na noite desta quarta-feira (26).
Esta é a primeira edição voltada essencialmente à sustentabilidade. Também é a primeira vez que a feira ocorre em Porto Alegre. As duas últimas edições foram realizadas apenas em formato digital.
— É um recomeço para a indústria. O evento se cercou de cuidados, como máscara e álcool gel, seguindo os protocolos do Estado. Essa segurança nós passamos para a indústria. O toque, a conversa e o olhar próximo são muito importantes para a negociação. Temos uma presença bastante ativa da indústria de calçados, de confecção e de móveis — avalia Silvana.
Rodadas de negócios
Em parceria com a Abicalçados e a Assintecal, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) disponibilizou um espaço voltado para rodadas de negócios internacionais. No local, cerca de 40 mesas foram dispostas e identificadas com as nacionalidades e os nomes das empresas inscritas. Entre a manhã e a tarde desta terça-feira, pelo menos 50 pessoas já haviam circulado pelo espaço. As negociações são mediadas com o apoio de intérpretes de inglês, espanhol e italiano.
O empresário Sebastián Molina, 36 anos, veio da cidade de Ambato, no Equador, para prestigiar a Inspiramais. Em sua segunda vez em Porto Alegre, ele destaca o interesse dos calçadistas equatorianos na produção sustentável.
— É uma excelente oportunidade. Estamos trabalhando em diversos projetos de sustentabilidade com materiais ecológicos. Convido a todos os produtores que puderem, que venham visitar a feira — diz.
Inovação sustentável
Focada em inovação para revestimentos sintéticos, a Cipatex é um dos destaques da Inspiramais. Há 57 anos no mercado, faz pelo menos uma década que a empresa fundada no interior de São Paulo participa da feira. Para esta edição, um dos destaques é o "recicle", produzido com a tecnologia vynyl tech, um material isento de matéria-prima de origem animal, composto por resíduos reciclados. Com diferentes aplicações - do revestimento automobilístico às tiras de calçados -, a linha vynyl tech comporta diversas cores sobre uma base transparente.
— Trazemos uma felicidade particular em poder contatar as pessoas olho no olho em uma feira como essa. Ficamos muito felizes com a vinda da feira para o Sul, porque aqui é o grande vale de conformação da cadeia calçadista. Temos uma expectativa muito alta de grandes negócios e de alavancar as oportunidades no Sul — destaca Rodolfo Zaratin, gerente de desenvolvimento da Cipatex.
Já no estande da Fiber, a mensagem sustentável foi construída a partir de uma narrativa visual. Os manequins com vestimentas produzidas com resíduos de plástico, em contraste com o cenário naval, lembram o visitante dos problemas causados pelo lixo lançado no mar.
O CEO do Grupo Top Shoes - que engloba a Fiber -, Gustavo Dal Pizol, destaca outro braço do grupo, a Gate 3D, que é pioneira na impressão 3D. Em março, a empresa, sediada em Campo Bom, no Vale do Sinos, deve iniciar a operação das primeiras impressoras em resina SLA.
— Mais de 10 milhões de garrafas PET já foram resgatadas com os produtos produzidos pela Fiber, uma quantidade que contabiliza 56 voltas ao planeta quando transformada em fios. Para muitos que chegam à Inspiramais, a sustentabilidade é uma alternativa dentro das empresas, mas nós já a temos como um pilar da nossa cadeia. A nossa tecnologia não gera resíduos, toda a nossa produção é feita com energia fotovoltaica e nenhuma matéria-prima é descartada, tudo é reaproveitado — destaca.
Também na feira ocorre a quarta edição do prêmio Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista. A iniciativa da Tintas Killing, que iniciou em 2018, premiará um dos quatro finalistas desta edição com um crédito de R$ 5 mil para utilizar em qualquer curso do Instituto Europeo Di Design/SP e mais R$ 3 mil em ajuda de custo. Nesta quarta-feira, a visitação à Inspiramais ocorre das 10h às 19h.