A companhia brasileira Estrela, fornecedora de brinquedos e jogos de tabuleiro, trava uma briga na justiça com a fabricante norte-americana Hasbro e precisará pagar um valor de R$ 64 milhões em royalties até esta terça-feira (16). As informações são da Folha de S. Paulo.
A sentença foi determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que acolheu o pedido da Hasbro para que a Estrela faça a devolução os registros de propriedade industrial de 18 brinquedos e deixe de comercializar algumas marcas de jogos e brinquedos. Pela decisão da Justiça, o que foi produzido da publicação do acórdão, no início do mês, até agora, deve ser recolhido e destruído.
As duas companhias travam uma disputa judicial sobre royalties de produtos. A Hasbro e a Estrela eram parceiras desde 1970. Na época, as duas empresas fecharam um acordo para que a Estrela lançasse os produtos da Hasbro no Brasil.
Em 2007, porém, conforme a Folha, a Estrela teria parado de pagar os royalties à Hasbro. A empresa norte-americana quer reaver as marcas que, segundo defende no processo judicial, são suas. A Estrela alega que as marcas são dela, pois passaram por adaptações.
Jogos como Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Cara a Cara, Combate, Detetive, Genius, Comandos em Ação, entre outros, estão entre os produtos.
Procuradas pelo jornal, as empresas não comentaram o caso. A Estrela afirmou, apenas, que vai recorrer da decisão.