A população do Rio Grande do Sul que tem direito a receber o Cartão Cidadão do governo do Estado poderá retirá-lo de 16 a 26 de novembro. O cartão será usado para devolver parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal imposto estadual. O objetivo dessa iniciativa é reduzir a desigualdade tributária brasileira.
Têm direito ao benefício pessoas inscritas no Cadastro Único que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio. São mais de 432 mil titulares que podem receber o cartão. Não é necessário ter conta bancária. Ao todo, serão depositados R$ 400 por ano para famílias de baixa renda
Para evitar aglomerações, a retirada será em diferentes dias, definidos por ordem alfabética conforme o nome do titular. É preciso levar documento com foto e CPF, além de estar usando máscara. Em Porto Alegre, onde mais de 53 mil cartões serão entregues, o local de retirada será o Gigantinho, das 9h às 15h, também por ordem alfabética. Confira neste site como será a distribuição em outras cidades.
O Cartão Cidadão do Devolve ICMS não é o mesmo do Bolsa Família e é preciso retirá-lo sem créditos em novembro para receber o dinheiro em dezembro. Os créditos serão feitos de forma automática a partir de dezembro, quando podem ser utilizados em mais de 140 mil estabelecimentos como supermercados, padarias, entre outros da rede Vero.
Datas de entrega por ordem alfabética do titular do cartão
- 16/11: letras A, B
- 17/11: C, D
- 18/11: E, F, G
- 19/11: H, I, J
- 22/11: K, L
- 23/11: M
- 24/11: N, O, P, Q, R
- 25/11: S, T, U
- 26/11: V, W, X, Y, Z