De segunda-feira (4) a domingo (10), a Expofeira Pelotas realiza sua 95ª edição, com intensa programação para o retorno do público, após o formato digital adotado 2020. A abertura oficial será ao meio-dia, com a presença de convidados, autoridades e lideranças políticas, e será transmitida pela plataforma do evento. Visitantes de mais de 10 municípios da região sul do Estado são esperados.
A principal preocupação está relacionada com a segurança do público, afirma o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Rodrigo Gonzalez.
— Não iremos ultrapassar o limite de público diário determinado pelo decreto sanitário estadual, de 2,5 mil pessoas simultâneas no parque, que teve seu layout todo reformulado para seguir os protocolos sanitários — explica.
Novos espaços e ruas temáticas integrarão o cenário, além de uma arena especial, montada no pavilhão Jorge Gertum, para debates e reflexões sobre o atual momento do agronegócio na tradicional Conferência Rural. Serão mais de cem horas de conteúdos pautados pela sustentabilidade, tema principal deste ano.
Diariamente, de segunda a sexta-feira, às 17h30min, ocorrerão os Momentos Masters, que reúnem nomes de destaque do agronegócio nacional para debates de diferentes temas.
De terça-feira (5) a sábado (9), ocorrerão os julgamentos de animais. Já as vendas de animais acontecerão diariamente. A expectativa dos leiloeiros é de liquidez e incremento nas médias dos animais, de 15% a 25%. Haverá limitação de público no pavilhão de remates e transmissão pela plataforma virtual do evento e pelo canal Lance Rural.
Os ingressos para cada dia estão disponíveis para serem baixados na plataforma digital do evento. Para garantir a gratuidade, o visitante deve realizar a doação de alimentos, brinquedos ou fraldas, que serão destinados ao projeto Mesa Brasil, do Sesc.
A programação será híbrida, virtual e presencial, e contará com a exposição de 95 anos da Expofeira, o leilão digital Arte na Rural, estandes de indústria, comércio e agricultura familiar e o espaço Mulheres Empreendedoras.
As doceiras da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas também estarão presentes na feira. O espaço denominado Esquina dos Doces de Pelotas ficará localizado na quadra da Praça de Alimentação e funcionará das 9h às 22h.
— Esta é uma excelente oportunidade para as doceiras exporem e comercializarem os seus produtos, já que com a longa duração da pandemia de covid-19, tivemos duas Fenadoces canceladas — ressalta Simone Bica, presidente da associação.
A programação completa pode ser acessada pelo site oficial, assim como os ingressos solidários.
Serviço
- O quê: 95ª Expofeira Pelotas
- Quando: 4 a 10 de outubro de 2021
- Onde: Parque Ildefonso Simões Lopes
- Ingressos e programação: no site oficial do evento