O calor do amor superou o frio de 11⁰C da manhã deste sábado e levou muitas pessoas às lojas para comprar presentes de Dia dos Namorados em Porto Alegre. A data, uma das mais importantes do comércio, movimentou o centro da Capital nesta manhã. A reportagem circulou pelos principais pontos da capital, e encontrou diversos casais com sacolas e embalagens levando presentes comprados de última hora.
Na Avenida Borges de Medeiros, o casal Daiane da Rosa, de 23 anos, e Lucas Oliveira, de 21, caminhava de mãos dadas. Eles aproveitaram o sábado para tentar encontrar promoções.
— Eu ganhei um casaco e ela ganhou um perfume. O ano passado foi mais difícil por causa da pandemia. É a primeira vez que a gente esta saindo aqui no Centro — disse Lucas.
Em outro ponto da Rua dos Andradas, o diretor de vendas Emerson Alves e a esposa Elis Gutierri peregrinavam pelas lojas em busca de um presente.
— Nao deu tempo de comprar antes. Então a gente veio junto. É bom que cada um escolhe o seu, porque ele sempre errava o meu — brincou Elis, enquanto Emerson tentava se explicar.
Gerente de uma loja de perfumes localizado na Rua dos Andradas, Camila Tomazini, destacou que fez boas vendas na manhã deste sábado, e ainda espera movimento de última hora ao longo da tarde. Ela está animada com as vendas.
— O cliente que vem tem maior intenção de comprar. Muita gente veio de última hora. A gente espera que ainda tenha gente comprando agora de tarde — disse ela. De cada dez produtos vendidos, dois são por redes sociais e plataformas digitais.
Projeção:
Os comerciantes estão otimistas, segundo levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. Levantamento recente da entidade estima que mais de 60% dos entrevistados projetam aumento nas vendas neste ano, especialmente no comércio online. O Sindilojas também fez pesquisa e apontou que um terço das compras seria feita de forma online. Os principais produtos procurados são roupas, perfumes e cosméticos. A estimativa é de que a data movimente R$ 142 milhões no comércio da capital.
— O varejo já vem tendo uma melhora. É um momento positivo. Essa última semana foi boa. Neste ano, temos coisas importantes acontecendo. A temperatura baixa também anima os consumidores para comprar. Além disso, o comércio está todo aberto, há uma demanda reprimida e a vacinação avançou — disse o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva.