O erro que gerou duplicação nas operações Pix e descontos indevidos nas contas de correntistas do Banrisul já foi corrigido. Os valores subtraídos das contas dos correntistas serão restituídos ainda nesta terça-feira (5). A garantia foi dada pelo gerente da Unidade de Finanças e Tesouraria do banco, Rafael Piorezan, em entrevista ao programa Gaúcha+
— Fizemos uma operação contrária para que o cliente que teve o desconto duplicado pudesse movimentar (a conta). Restituímos o valor pela manhã e temos uma terceira etapa ao longo do dia e da madrugada, porque sistemas de conta corrente geralmente realizam funções na madrugada (...) Os movimentos identificados como duplicados desaparecerão —relatou Piorezan.
Segundo ele, houve uma falha técnica no sistema interno do banco, que deveria ter processando apenas uma vez, na segunda-feira (4), todas as operações do feriadão de Ano-Novo, mas acabou efetuando o processo também nesta terça-feira (5).
Isso levou os correntistas a terem duas vezes o mesmo desconto, embora os destinatários das transferências não tenham recebido o crédito duplamente. Os valores cobrados indevidamente deverão ser restituídos até a noite desta terça-feira (6), quando há o processamento das operações do dia. O correntista não precisará entrar em contato com o banco.
Erro interno
De acordo com Piorezan, o problema ficou restrito aos sistemas do Banrisul, não sendo registrado no Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). Ele defende a confiabilidade do sistema PIX, embora acredite que ainda poderão ocorrer inconsistências enquanto a novidade é maturada no mercado, embora não acredite em prejuízos aos correntistas.
— São sistemas que processam uma grande quantidade de arquivos e são suscetíveis de falhas. (O erro) Também se refere à característica do Pix como projeto. O Banco Central acelerou muito a implantação e isso acaba em um nível ou outro na consistência desses processos — pontuou.
O gerente relata que, entre 3,5 milhões de clientes elegíveis ao Pix, 500 mil já estão utilizando o sistema, tendo registrado 700 mil chaves. Ele prevê que o número vá crescer ao longo de 2021 e, nas próximas etapas de implementação, será possível ter acesso de forma facilitada a novos serviços, como o pagamentos de contas.