Para não perder sua fonte de renda em um período em que muitos prestadores de serviços precisaram parar seu negócio, uma esteticista de Santa Maria inovou durante a pandemia para seguir atendendo suas clientes sem riscos de contaminação por coronavírus. Tylara Lofgren construiu, via formulário online, um extenso questionário para cuidados com a pele.
No documento, as clientes explicam, entre outras coisas, qual o problema elas sentiram, os produtos que têm em casa e quanto estão dispostas a investir em novos tratamento.
- Eu pergunto tudo. Desde onde trabalha até a rotina do dia. Quero saber se passa muito tempo exposta ao sol ou à luz, se o problema que vem percebendo é antigo ou começou recentemente e o que ela tem feito até o momento para tentar reverter a situação.
Bastante presente no Instagram, a nova proposta foi muito bem aceita pelas seguidoras. O sistema online facilitou também em outra reclamação: a de clientes que não eram de Santa Maria e, pela distância, não conseguiam realizar tratamentos com a esteticista.
- Eu já atendi gente de muito longe, mas que conheceu o meu trabalho e gostou. Clientes na Itália, em Londres, e até no Brasil, mas em outros lugares e com outro clima, por exemplo. Por isso, incluí também perguntas sobre isso no plano, como onde mora, qual o clima na cidade. Eu também peço pra que as clientes me enviem sites de lojas e farmácias que tem perto, onde elas podem comprar produtos, pra eu ver o que esses locais oferecem e, dentro desses, quais a cliente pode escolher pra seguir o tratamento.
Tylara precisou ficar totalmente parada, ainda em março, quando as restrições em Santa Maria foram mais rígidas. Como é autônoma, precisou buscar meios para se manter financeiramente e foi então que surgiu o formulário de skincare. Hoje, mesmo já tendo retomado os serviços - e ela reforça que atende sozinha, somente com horário agendado e seguindo todos os protocolos de segurança - ainda segue com os planos online, que tem grande busca.
Sobre a pandemia e as alternativas criadas pelos empreendedores para continuar, Tylara faz sua parte pra ajudar. Dentro de sua rede, a esteticista divulga produtos e serviços de outras pessoas que também estão enfrentam situações semelhantes a dela. Ela vê que, dessa forma, cria-se uma rede de auxílio mútuo e todos crescem.
- Como eu tenho muitas seguidoras, principalmente aqui em Santa Maria, quando eu vejo algo que eu me identifico e acho que é legal de divulgar eu posto no meu Instagram, principalmente de mulheres. Seja de uma comida, brechó. Eu acho que não precisamos competir, a gente pode se ajudar. Tem espaço e público para todos.
A esteticista foi a entrevistada do Santa Maria de Negócios desta terça-feira (17). Confira, abaixo, a íntegra do programa: