Concessionárias de veículos gaúchas registraram um crescimento geral de vendas de 5,86% em agosto na comparação com o mês anterior, de julho. Os dados foram divulgados neste sábado (5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado (Sincodiv-RS), que atuam de forma unificada no RS. A entidade destaca que o aumento no índice ocorre em meio às "incertezas provocadas pela pandemia" e às restrições de funcionamento dos estabelecimentos.
No entanto, na comparação entre agosto deste ano e o mesmo período no ano passado, os números indicam redução de 20,73% no RS. O número acumulado de emplacamentos ao longo de 2020 registra redução de 30,57% no Estado, se comparado a agosto de 2019.
No país, as vendas de veículos novos — entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus — recuaram 24,52% no mês passado, se comparadas a agosto de 2019. Em relação a julho deste ano, os emplacamentos subiram 5,10%, num total de 183,4 mil unidades, conforme balanço divulgado na quarta-feira (2) pela Fenabrave nacional.
De acordo com o presidente Fenabrave/ Sincodiv-RS, Paulo Siqueira, o impacto das medidas restritivas causadas pela pandemia acarretaram na necessidade das concessionárias redimensionarem novamente suas operações, "exigindo grande esforço das empresas para se adaptarem" às medidas:
— Devem ser exaltados os resultados positivos alcançados pelos nossos associados, principalmente pelo fato do nosso setor não ter recebido, ao longo dos quase seis meses de pandemia, qualquer tipo de apoio, suporte ou subsídio oficial, seja do Estado ou prefeituras, para enfrentar a crise econômica.
A expectativa para setembro, com a possibilidade de maior flexibilização para a área, é recuperar o volume das vendas, afirma Siqueira.
Em relação à melhora vista em agosto, a entidade destacou o desempenho do segmento de automóveis, que apresentou elevação de 9,81% no volume de vendas sobre de julho. O resultado permitiu elevar para 5,43% o peso da partição do Rio Grande do Sul nas vendas nacionais, recuperando o baixo desempenho de vendas de automóveis em julho, mês em que o RS passou a deter apenas 4,2% da participação nacional, afirma a Fenabrave/Sincodiv-RS.
Quanto aos demais segmentos, os resultados comparativos a julho demonstram variações positivas e negativas que retratam "flutuações naturais para um cenário composto por dois meses em que as empresas, em grande parte do tempo, foram submetidas às medidas de isolamento que impediram a abertura das suas lojas", afirma a entidade.
A permissão para que os estabelecimentos funcionassem em alguns dias, durante os meses de julho e agosto, mesmo que de forma parcial, refletiu nos negócios e as concessionárias registram vendas, em média, 50% maiores do que as obtidas em maio e junho.
De acordo com os dados da Fenabrave/ Sincodiv-RS, os emplacamentos de veículos 0 km, relativos à agosto na comparação com o mês anterior, mostram um crescimento de 5,86% no RS frente a 7,35% em todo o Brasil.