O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (1º) que enviará na próxima quinta-feira (3) ao Congresso a proposta de reforma administrativa, que pretende reestruturar o RH do Estado. Ao lado do ministro Paulo Guedes e de líderes partidários do centrão, Bolsonaro fez questão de ressaltar que as novas regras devem atingir apenas os futuros servidores.
— Tivemos reunião muito produtiva com os líderes e tomamos duas decisões, a primeira é encaminhar na quinta-feira a reforma administrativa, que fique bem claro não atingirá nenhum dos atuais servidores. Ela se aplicará apenas aos futuros servidores concursados — disse Bolsonaro.
No ano passado, a equipe econômica apresentou ao presidente uma proposta de reforma administrativa, mas Bolsonaro preferiu engavetá-la.
Pelo que foi divulgado, a ideia era propor menores salários de entrada no serviço público e colocar "mais degraus" para a ascensão nas carreiras do funcionalismo, cuja escada hoje chegaria ao topo rápido demais.
Além disso, novos concursados devem ter mais exigências de tempo e qualidade do serviço antes de conquistarem estabilidade nos cargos.