O isolamento social impôs série de restrições aos negócios, mas isso não quer dizer que as marcas devem deixar de dialogar com o público. Pelo contrário. Em meio à pandemia de coronavírus, parte expressiva da população brasileira elevou o consumo de mídia em diferentes plataformas. Com as pessoas conectadas por mais tempo, empresas têm a chance de desenvolver estratégias autênticas de comunicação e colher resultados satisfatórios durante a crise.
Essas são algumas conclusões de especialistas em mercado da Kantar. A empresa desenvolve estudos diversos sobre mídia e hábitos de consumo. Parte das tendências da área foi debatida na primeira edição do RBS Talks, encontro exclusivo de conteúdo para o mercado de comunicação promovido pelo Grupo RBS. Transmitido pelo YouTube, o evento ocorreu no último dia 30, com a presença da diretora comercial da regional Sul/Sudeste da Kantar Ibope Media, Giovana Alcantara, e da vice-presidente de atendimento da Kantar, na divisão de Insights, Silvia Quintanilha. A mediação foi do vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco.
Hábitos
A Kantar estima que, no país, 81% das pessoas elevaram o consumo de mídia durante a pandemia. A empresa ainda aponta que 48% dos brasileiros aumentaram o uso de pelo menos quatro meios diferentes no período.
– Hábitos de consumo de mídia foram ampliados, inclusive nos meios tradicionais, como rádio e televisão. Vimos série de recordes de audiência no começo da quarentena. O consumidor tem cada vez mais acesso a diferentes plataformas. A crise serviu para acelerar tendências – afirma Giovana.
No começo do distanciamento, a Região Sul teve aumento de uma hora e 31 minutos, em média, no consumo diário de televisão, sinaliza a Kantar. No Brasil, o crescimento foi de uma hora e 20 minutos.
– O Sul acompanha tendências. Mudanças são similares na região ou até acontecem em maior intensidade – define a diretora.
Diante do aumento no consumo midiático, as empresas devem seguir anunciando, aconselha Giovana. Segundo ela, marcas que permanecem “fortes” têm condições de sair da crise antes das demais. Durante a pandemia, 19 das 20 empresas mais valiosas do ranking BrandZ Brasil, divulgado pela Kantar, não deixaram de anunciar. Conforme a executiva, o desafio é levar a mensagem ideal no “tempo certo, no lugar certo e para a pessoa certa”.
– As marcas que estão contribuindo com a sociedade neste momento devem mostrar o que estão fazendo. É importante que as pessoas vejam isso. O que faz a diferença é ter algo a dizer. Entendemos que, se você pode anunciar, você deve anunciar – frisa Giovana.
Internet
A diretora acrescenta que o isolamento tende a estimular ainda mais o uso de ferramentas mobile. Assim, é provável que novos aplicativos ganhem relevância na rotina das pessoas. Giovana ainda menciona que o “bolso do consumidor tem limite”. Logo, marcas que se destacarem neste momento de dificuldades podem colher vantagens após a pandemia.
Outro reflexo do isolamento social é a busca por novas experiências digitais. Giovana cita uma pesquisa recente que indica que 43% dos brasileiros entraram em contato com podcasts pela primeira vez durante o momento de reclusão. O dado consta em levantamento da plataforma Deezer, de streaming de áudio.
Fique sabendo
Em meio a um contexto desafiador para a economia, o Grupo RBSpromove o RBS Talks. Trata-se deuma série de encontros exclusivos de conteúdo para o mercado de comunicação. O objetivo é contribuir para a visão mercadológica e estratégica sobre o cenário da crise, além de provocar debates que colaborem para a busca de soluções e instiguem o mercado a fazer a diferença. A iniciativa reforça o compromisso da RBS de ser parceira e consultora de negócios, uma empresa que apresenta tendências, provoca discussões e ajuda o cliente a investir em comunicação de forma eficiente para se conectar com os gaúchos.
Números do distanciamento no território nacional
- 81% das pessoas aumentaram o consumo de mídia
- 48% das pessoas elevaram o uso de pelo menos quatro meios midiáticos. Desses, 64% dizem prestar atenção a anúncios publicitários
- 19 das 20 empresas mais valiosas do ranking BrandZ Brasil não deixaram de anunciar durante a pandemia
- 2,3 vezes foi o nível de crescimento do e-commerce, no início do isolamento
- 70% dos consumidores consideram positiva a experiência de pagamento online
- 56% avaliam ter melhorado o uso da tecnologia durante a crise
- 243% foi o percentual de aumento em investimento publicitário da categoria pagamentos online
- 7% foi o crescimento do investimento publicitário na categoria delivery
- 43% dos brasileiros entraram em contato com podcasts pela primeira vez durante a pandemia, diz levantamento da plataforma Deezer
O significado dos dados
- A pandemia alterou a rotina das pessoas. Com o isolamento social, novos hábitos de consumo ganharam força
- Um dos reflexos é o maior interesse do público por diferentes tipos de mídia
- O acesso a conteúdos ocorre, cada vez mais, em plataformas diversas
- Diante desse cenário, as marcas têm a missão de seguir conversando com o consumidor. Para terem destaque, é necessário manifestar propósito, relevância e postura autêntica
- Logo, é importante que empresas sigam anunciando. Na crise de 2008, marcas que permaneceram fortes diante do público se recuperaram antes Ou seja, a publicidade pode trazer bons resultados
- O lema é: “se você pode anunciar, você deve anunciar”
- A crise serviu para elevar o consumo de conteúdos mobile. Assim, novos aplicativos tendem a ganhar cada vez mais espaço na rotina das pessoas
Fonte: Kantar