A crise global provocada pelo coronavírus demonstra que, em momentos graves, nada substitui a informação confiável e de qualidade, buscada com avidez pela população. Essa relevância do jornalismo sério e comprometido com o interesse público é revelada pelos números de GaúchaZH ao longo de março, mês em que a pandemia se tornou a maior preocupação em todo o mundo ocidental. Em um cenário no qual os veículos da RBS se mobilizaram para entregar conteúdos e serviços capazes de fazer a diferença em meio ao turbilhão, os leitores responderam com patamares inéditos de audiência .
Somando site e aplicativo, GaúchaZH teve ao longo de março 96,9 milhões de pageviews. O recorde anterior, de março do ano passado, era de 78 milhões. Apenas no site foram 74,4 milhões de páginas vistas, 55 milhões de visitas e 30,1 milhões de usuários únicos. Esses números ultrapassam em muito as melhores marcas históricas mensais (respectivamente, 56,1 milhões, 39 milhões e 18,4 milhões, todas de 2019).
A vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, destaca que os dados são um reconhecimento da relevância do trabalho dos comunicadores:
— Estamos muito orgulhosos dos resultados que atingimos em GaúchaZH durante a cobertura sobre o coronavírus. É em momentos como este que o jornalismo se fortalece e nossas marcas estreitam ainda mais a relação com o público, levando informação confiável com agilidade e qualidade.
Uma parte significativa das páginas acessadas em março foi de conteúdos liberados para todos os leitores, e não apenas para os assinantes. GaúchaZH entende ser fundamental que, em um momento decisivo como o atual, toda a sociedade possa ter acesso a informações e orientações. Por isso, disponibilizou gratuitamente os principais conteúdos da cobertura da pandemia. Uma editoria específica, chamada Coronavírus Serviço e totalmente aberta, foi criada e lançada em 16 de março. Chegou ao fim do mês com 10,9 milhões de pageviews.
Proximidade
A nova editoria foi apenas uma das várias iniciativas realizadas por GaúchaZH para ajudar a comunidade a atravessar com segurança e consciência estes dias de pandemia. Todos os novos conteúdos aproximaram ainda mais a comunidade de GaúchaZH e estimularam leitores a buscar um relacionamento duradouro com os veículos.
Em relação a março do ano passado, o último mês teve crescimento de 136% nas novas assinaturas.
Em tempo de isolamento em casa, muitos desses novos assinantes optaram pelas modalidades digitais. Entre eles, a advogada Isabel Kaipper Fernandes, 29 anos, de Porto Alegre. Até o final do ano, ela trabalhava em um escritório que dispunha de assinatura da edição impressa de ZH e acostumou-se a informar-se pelo jornal. No mês passado, em um novo emprego, fez a assinatura digital. Pela manhã, lê no telefone a versão para dispositivos móveis do impresso. Ao longo do dia, vai se atualizando pelo site.
— Estou muito satisfeita. O digital é bem prático e rápido. Tenho gostado bastante do conteúdo e repasso muitas coisas para meus avós sobre os cuidados que os idosos devem ter — diz Isabel.
Outro fenômeno detectado é o de assinantes da edição impressa que passaram a acessar também as plataformas digitais. O empresário aposentado Avelino Maximiliano Vivan, 80 anos, e sua mulher, a atriz Chery Vivan, 72, são assinantes há quase três décadas. Com a epidemia, o jornal tornou-se ainda mais importante para ele, que está no grupo de risco para o coronavírus porque, além da idade, trata um tumor e precisa ficar em isolamento domiciliar:
— O que faço 90% do tempo é ler ZH e ouvir a Rádio Gaúcha.
Todo assinante de Zero Hora tem acesso aos conteúdos digitais de GZH. Se não tem cadastro ou não lembra a senha, pode acessar este site.
Números e iniciativas
AUDIÊNCIA
Site GaúchaZH
- Pageviews: 74,4 milhões em março (o recorde anterior era de 56,1 milhões, em janeiro de 2019)
- Usuários únicos: 30,1 milhões (o recorde anterior era de 18,4 milhões, em março de 2019)
- Visitas: mais de 55 milhões (o recorde anterior era de 39 milhões, em março de 2019)
- Recorde diário: no dia 30, foi batido o recorde diário de audiência, com 6,6 milhões de páginas visualizadas (o recorde anterior era de 5,6 milhões, no primeiro turno das eleições de 2018). No dia seguinte, o recorde foi batido de novo: 6,7 milhões de visualizações em um dia, com quatro milhões de usuários acessando o site
- Coronavírus Serviço: lançada em 16 de março, a editoria aberta somou 10,9 milhões de pageviews no mês
Aplicativo GZH
- Usuários: 273 mil
- Pageviews: 22,4 milhões em março
Site + App
- Pageviews: 96,9 milhões em março (o recorde anterior era de 78 milhões, em março de 2019)
AÇÕES
Conteúdos abertos
GaúchaZH liberou acesso a conteúdos de serviço sobre coronavírus. Todos os usuários (assinantes ou não) podem consumir gratuitamente no site e no mobile matérias que esclarecem dúvidas e fornecem orientações. A ação tem como objetivo combater a desinformação que circula nas redes sociais por meio de notícias falsas
Fique Bem
A nova seção em GZH reúne conteúdos que ajudam o público durante o período de isolamento preventivo. No site e também no jornal impresso, há dicas sobre o que fazer em casa e boas notícias sobre a pandemia, como ações de solidariedade e exemplos positivos
Guia semanal
Todas as quartas-feiras, GaúchaZH e Zero Hora veiculam o Guia Fique Bem, com dicas para o bem-estar do público na quarentena. Na estreia, o guia foi direcionado a idosos ou familiares de idosos. Na segunda edição, foco em crianças e pais
Show de Armandinho
Um show online do cantor Armandinho no Instagram de GZH foi uma das iniciativas para entreter o público que está em casa. Mais de 89 mil visualizadores acompanharam o artista tocando seus hits, com apresentação do comunicador Luciano Potter, na última segunda-feira
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