A maior parte das cidades da Região Metropolitana optou por seguir à risca as orientações do decreto que estabelece o distanciamento controlado, publicado pelo governo do Rio Grande do Sul no domingo (10). Entretanto, alguns municípios optaram por restrições mais severas.
O texto permite o funcionamento do comércio em geral, tanto para estabelecimentos na rua quanto centros comerciais e shoppings, desde que atenda às restrições de público e redução de funcionários.
Em Canoas, porém, além das determinações estaduais, a prefeitura criou um sistema de revezamento de horários para funcionamento de estabelecimentos em geral, para evitar que haja horário de pico no transporte público. Entre as ações, está inclusa a restrição do horário de passe livre para idosos, que será permitido apenas entre o período das 10h às 16h.
Em São Leopoldo, a retomada do comércio está sendo gradual e controlada, priorizando os que são classificados como Empresa de Pequeno Porte (EPP) e optantes pelo Simples Nacional. Além disso, qualquer estabelecimento que tiver mais de dois funcionários que tenham testado positivo para a covid-19, além da notificação obrigatória aos órgãos de saúde, deverá ser imediatamente fechado, condicionando a reabertura ao protocolo que prevê a higienização da empresa e realização da testagem de diagnóstico em todos os colaboradores.
As prefeituras de Cachoeirinha, Alvorada e Viamão informaram que vão seguir o mesmo modelo de distanciamento social decretado pelo Estado. Em Viamão, porém, haverá uma alteração no funcionamento dos restaurantes, já que os locais estavam autorizados a receber clientes, desde que fossem cumpridas as normas de higiene e o número de pessoas não ultrapassasse 30% da capacidade prevista no Plano de Prevenção de Incêndio. Com o novo decreto estadual, nas bandeiras amarela ou laranja, restaurantes, lanchonetes e padarias terão atendimento restrito a telentrega ou pegue e leve.
Em Gravataí, o prefeito Marco Alba só irá se manifestar sobre o novo decreto de distanciamento social às 19h30min desta terça-feira (12) por meio de uma transmissão pela internet. A prefeitura de Novo Hamburgo divulgará na quarta-feira (13) as novas regras.