Sem falar com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro chegou a Bento Gonçalves por volta das 10h desta quinta-feira (5). Na cidade da Serra, ele participa de reunião com outros chefes de Estado do Mercosul durante a manhã e a tarde.
A atividade integra a programação da 55ª cúpula do bloco econômico. O evento é realizado no hotel Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos — por esse motivo, a cúpula é chamada de Cúpula do Vale dos Vinhedos.
Bolsonaro encontra os presidentes Mauricio Macri (Argentina) e Mario Abdo (Paraguai). Por questões de saúde, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, é representado pela vice-presidente, Lucía Topolansky.
Segundo o governo brasileiro, a agenda de Bolsonaro inclui ainda, à tarde, anúncio de investimento na área da saúde do Rio Grande do Sul. Ministros como Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Osmar Terra (Cidadania) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) também participam do evento.
O encontro na Serra ocorre no momento em que o Mercosul prepara transição. A atividade em Bento é uma das últimas com Macri no comando da Argentina. No dia 10, ele dá lugar ao peronista Alberto Fernández. O Uruguai também caminha para mudanças em seu governo.
Na quarta-feira (4), em discurso no município da Serra, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o bloco econômico deve seguir em busca de medidas que o tornem "mais forte e aberto" diante da economia mundial. A declaração ocorreu após integrantes do governo Bolsonaro, inclusive o próprio ministro, sinalizarem que o Brasil poderia deixar a organização devido à vitória da oposição nas eleições presidenciais da Argentina.