O atual presidente da Braskem, braço petroquímico do grupo Odebrecht, Fernando Musa, vai deixar o cargo no dia 31 de dezembro. O atual presidente do conselho de administração, Roberto Lopes Pontes Simões, é quem assume o posto.
"A minha nomeação será submetida à aprovação do conselho de administração da empresa. Adicionalmente, será convocada assembleia geral extraordinária de acionistas para a nomeação do novo presidente do conselho de administração", diz trecho do email enviado nesta quinta (21) por Simões.
Segundo funcionários da petroquímica, Musa não se adaptou ao espírito do grupo. Ele foi presidente da Braskem América entre 2012 e 2016 e atuou no planejamento e desenvolvimentos de negócios da petroquímica no Brasil entre 2011 e 2012.
Simões está na Odebrecht desde 1994. Antes de assumir a presidência do conselho da petroquímica, ele atuou por cinco anos como líder de negócios da Ocyan.
Na quarta-feira (20), o ex-presidente da Braskem José Carlos Grubisich foi preso nesta quarta-feira (20), no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, nos Estados Unidos, sob acusação de corrupção. Além disso, pesam sob ele as acusações de conspiração por violar uma lei de corrupção estrangeira dos EUA e por conspiração para lavagem de dinheiro.