O plano de recuperação judicial da Artecola foi homologado na tarde desta quinta-feira (3) pelo juiz Alexandre Kosby Boeira, da Vara de Falências e Concordatas da Comarca de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A aprovação do documento em assembleia de credores havia ocorrido na sexta-feira (27), depois de sete tentativas frustradas.
Com sede em Campo Bom, a empresa recorreu à Justiça para tentar reequilibrar suas finanças em fevereiro de 2018. O plano alonga para até 15 anos o pagamento das dívidas da companhia, que somam R$ 760 milhões.
O acordo ajuda a preservar 250 empregos diretos. Com 71 anos de operação, a Artecola produz adesivos para os segmentos moveleiro, calçadista e automotivo.
"Nosso objetivo sempre foi preservar a saúde financeira do negócio químico, que é a origem de nossa empresa, um negócio saudável, capaz de produzir resultados positivos a todas as partes interessadas e seguir gerando valor", afirmou em nota o presidente-executivo da Artecola, Eduardo Kunst.
O administrador judicial Laurence Medeiros, da Medeiros & Medeiros Administração Judicial, destaca o avanço do processo:
— A aprovação do plano demonstra que a empresa possui credibilidade com seus credores e o mercado.