Durante o 25º Congresso Gaúcho de Emissoras de Rádio e Televisão, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) divulgou uma carta em defesa da liberdade de expressão. No documento, a entidade reiterou o compromisso com o direito à informação por considerá-lo um pilar da democracia.
A carta também reafirmou o compromisso das emissoras no combate à desinformação e na produção de jornalismo de qualidade, com responsabilidade e credibilidade. Além disso, sublinhou o trabalho das empresas na "busca incansável, inegociável e obsessiva da verdade".
O congresso, realizado em Canela, na serra gaúcha, ocorreu de terça (22) a quinta-feira (24). No dia do encerramento, os associados participaram da assembleia geral que elegeu, por unanimidade, a chapa única para a diretoria da Agert no biênio 2019-2021. O presidente Roberto Cervo, o Melão, foi reconduzido ao cargo. Também foram escolhidos 19 vice-presidentes e 17 diretores.
— A carta fala de todos os princípios que nos propusemos ao longo dos anos, publicados de forma oficial para mostrar à comunidade gaúcha o nosso compromisso — resumiu Melão, ao destacar a responsabilidade das emissoras gaúchas em campanhas nas áreas de saúde, educação e combate à violência.
Dentre as nove palestras e painéis que compuseram a programação do congresso, estavam as exposições da vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, e do diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite. Andiara discorreu sobre transformação digital, enquanto Leite falou sobre a "integração que gera resultado".
Diretoria da Agert para o biênio 2019-2021
Presidente: Roberto Cervo (Melão)
Vice-Presidente Administrativo: Pedro Ricardo Hipp Germano
Vice-Presidente de Capacitação: Myrna Ruth Castro Proença
Vice-Presidente de Eventos: Leonardo Meneghetti Pinto da Silva
Vice-Presidente de Finanças: Wanderley Ruivo dos Santos
Vice-Presidente de Marketing: Cezar Freitas
Vice-Presidente Informática e Novas Tecnologias: Carlos Toillier
Vice-Presidente Jurídico: Débora Dalcin Rodrigues
Vice-Presidente Litoral Norte: Thanain Farias Ribeiro
Vice-Presidente Litoral Sul: Renato Gatti Albuquerque
Vice-Presidente Regional Centro: Cláudio Zappe
Vice-Presidente Regional Fronteira: Kamal Zuheir Badra
Vice-Presidente Regional Metropolitano: Reinaldo Gilli
Vice-Presidente Regional Missões: Robriane Raguzzoni Loureiro
Vice-Presidente Regional Planalto: Gerson Pont
Vice-Presidente Regional da Serra: Alceu Ferronato
Vice-Presidente Regional Vale do Jacuí: João Vianei Zasso de Castro
Vice-Presidente Relações Governamentais/Mercado: Antonio Pascoal Donádio
Vice-Presidente Social: José Luis Bonamigo
Vice-Presidente Técnico e Normas: Alessandro Bonamigo Hech
Diretor Administrativo: Carlos Domingos Piccoli
Diretor de Capacitação: Edison Lopes de Bem
Diretor de Conteúdo: Luciano Hintz Mallmann
Diretor de Expansão: Rodrigo Martinelli
Diretor de Inovação: Luis Carlos Dhiel
Diretor de Integração: Hermes Ribeiro de Souza Filho
Diretor do Interior: Vérdi Ubiratan de Moura
Diretor de Marketing: Luis Fernando dos Santos Cardoso
Diretor de Mercado: Marcos Dytz Piccoli
Diretora de Novas Tecnologias: Carlos Fini
Diretor de Normas Técnicas: Marco Gomes
Diretor de Produtividade: Maico Tunes Joanol
Diretor de Relações Institucionais: Eloy Milton Scheibe
Diretor Social: Marcos Romualdo dos Santos
Diretor de Qualidade: Sandro Padilha
Diretor Técnico: Miguel Puretz Neto
Diretor de Redes Sociais: Felipe Kannemberg
Presidente do Conselho Consultivo: Paulo Sérgio Pinto
Conselho Fiscal Efetivo
Presidente: Antonio Alberto Lucca
Conselheiro: Alcides Zappe
Conselheiro: Marcia Tomazini Paganin
Conselho Fiscal Suplente
Conselheiro: Luis Antônio Badalotti
Conselheiro Gilmar João Uhry
Conselheiro: Jocelei Luiz Consalter Flôres
A íntegra da carta da Agert
"A Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), por seus radiodifusores, reunidos de 22 a 24 de outubro de 2019, no Vestena Hotel Canela, na cidade de Canela (RS), durante o 25º Congresso Gaúcho de Emissoras de Rádio e Televisão elaboraram a presente Carta de Canela, e ratificaram temas relevantes ao setor de rádio e televisão do Rio Grande do Sul, a saber:
Os radiodifusores gaúchos reiteram seu compromisso com a defesa intransigente da liberdade de expressão e do direito à informação como esteio da democracia e como direito inalienável do público.
As emissoras de rádio e televisão comercial, por seus sócios, diretores e colaboradores, reafirmam o compromisso com a informação certificada, exercida com responsabilidade e credibilidade, produzindo jornalismo de qualidade em respeito ao público e ao Estado Democrático de Direito, trabalhando incansavelmente na defesa da liberdade de imprensa, no fortalecimento do setor, e no combate a desinformação.
Reafirmamos nosso compromisso na defesa do jornalismo, na busca incansável, inegociável e obsessiva da verdade, essencial para garantir a perenização dos valores da sociedade.
Reafirmamos o compromisso das emissoras de rádio e televisão gaúchas, em estimular ações de responsabilidade social com doação de mídia e capacidade de mobilização das comunidades em que se inserem, potencializando campanhas de cunho social, como saúde, educação, combate à violência, dentre outros temas fundamentais.
A Agert estará sempre atenta, trabalhando ao lado das demais entidades representativas do setor, e atuando junto aos órgãos públicos responsáveis pela outorga, fiscalização, repressão e jurisdição competentes para assegurar normalidade, paz e verdadeira democracia à comunicação.
Seguiremos trabalhando intensamente pela desburocratização do setor, buscando a redução das assimetrias regulatórias, principalmente com as mídias digitais, acompanhando os processos de migração do rádio AM parar FM, cobrando a regulamentação da canalização da faixa estendida, a necessidade de maior transparência dos processos, as alterações necessárias no Sistema Mosaico, respeitando-se o direito adquirido e sem perda de cobertura para as emissoras, bem como a finalização do desligamento do sinal analógico.
De forma respeitosa, mas combativa, seguiremos atuando junto à Abert e demais entidades representativas do setor, e cobrando um cronograma de implementação das melhorias pela Anatel e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Ressaltamos a importância do acompanhamento da movimentação legislativa e judicial em torno das matérias de interesse do setor de radiodifusão.
Renovamos nosso compromisso em cobrar das autoridades competentes a regulamentação do programa A Voz do Brasil, a dispensa de transmissão em situações determinadas e a flexibilização, pleito do qual jamais nos afastaremos.
Buscaremos incansavelmente a aprovação das alterações necessárias nas regras de assentimento prévio para emissoras de Faixa de Fronteira.
Reiteramos o compromisso de enfrentar, no plano da legalidade, todas as transgressões cometidas por emissoras clandestinas, ou as que se ocultam sob o manto de comunitárias, descumprindo normas técnicas e de comercialização. Neste sentido, seguiremos acompanhando no Congresso Nacional o debate sobre as rádios comunitárias, em especial sobre as tentativas de ampliação de potência e de usufruírem de receitas de publicidade, o que implicaria em verdadeira disfunção e afronta a própria natureza constitutiva das rádios comunitárias.
Por fim, reiteramos nosso compromisso em assegurar as prerrogativas dos ouvintes, dos telespectadores, dos usuários das mídias digitais dos veículos de radiodifusão e dos anunciantes, fortalecendo o setor da radiodifusão e produzindo conteúdos relevantes com responsabilidade e credibilidade, para gerar conexão profunda com o público, contribuindo para o desenvolvimento do país."