Com apenas uma opção de voo direto entre Porto Alegre e Buenos Aires há alguns anos, por meio da Aerolíneas Argentinas, os gaúchos poderão ter, em breve, nova oferta para o trecho. Após anunciar, recentemente, voos diretos da capital federal da Argentina para Florianópolis e ao Rio de Janeiro, a Flybondi, primeira companhia aérea de baixo custo do país vizinho, afirma que trata "como prioridade" a negociação para ofertar viagens também para Porto Alegre e São Paulo, sem escalas ou conexões.
Ainda assim, antes de confirmar novos destinos, a empresa informa que "precisa analisar a performance dos primeiros voos para o Brasil, antes de dar segundo passo". As ligações diretas entre Rio e Buenos Aires começam em 11 de outubro, e Rio-Florianópolis inicia-se em 20 de dezembro, ambas neste ano. Questionada sobre quando os gaúchos poderiam ter o novo serviço disponível, a companhia cita, em nota, que "eventual voo Porto Alegre-Buenos Aires seria só para 2020".
Em razão da Flybondi se posicionar como "companhia aérea de ultra baixo custo", os voos devem ter preços reduzidos em relação aos cobrados atualmente por empresas que ofertam a ligação aérea entre Porto Alegre e Buenos Aires, com ou sem escalas.
Para se ter um parâmetro, passagens de voos da rota internacional Buenos Aires-Rio foram vendidos inicialmente por R$ 300 (preço final, por trecho), enquanto Florianópolis-Buenos Aires custaram R$ 275 (preço final, por trecho), nas primeiras semanas de vendas. Segundo a empresa, ainda não há previsão de valores para viagens entre a capital gaúcha e a Argentina. Para verificar preços atuais de outros voos, basta acessar o site da Flybondi.
Sobre serviços oferecidos e cobrados à parte, a empresa vende franquias adicionais de bagagens, marcação de assentos, embarque preferencial, check-in em aeroporto (grátis pela web), entre outros. No serviço a bordo, o cliente pode comprar lanches e bebidas "a preços baixos", segundo a companhia, e há opções para celíacos.
Local de pouso na capital da Argentina
O aeroporto utilizado pela Flybondi para conectar brasileiros com Buenos Aires é o El Palomar, que está localizado a 18 quilômetros da capital federal argentina. Para efeito de comparação, está a 26 quilômetros de distância da Casa Rosada, enquanto Ezeiza está a 31 quilômetros e o Aeroparque, o mais centralizado, fica a 9,5 quilômetros da residência oficial da Presidência do país. El Palomar também conta com conexão com linha férrea, tendo uma parada a 300 metros da saída, na linha San Martín, unindo assim o aeroporto com zonas como Palermo e estação Retiro.
A empresa
A Flybondi iniciou as suas operações em 26 de janeiro de 2018 e, atualmente, oferta 28 rotas (ver cidades abaixo). Com objetivo de conectar os argentinos em diferentes lugares, 11 de seus voos são em rotas que não passam por Buenos Aires. A empresa tem como principal investidor o Cartesian Capital Group LLC, seguido pela Yamasa Co. Limited, bem como por investidores privados da Argentina e da Europa. Compõem o conselho de administração da companhia Michael Cawley, ex-diretor de operações da Ryanair e Michael Powell, ex-chefe financeiro da Wizz Air.
Destinos atuais da Flybondi
Buenos Aires, Córdoba, Tucumán, Santiago del Estero, Posadas, Iguazú, Corrientes, Jujuy, Salta, Mendoza, Neuquén, Bariloche, Rosario, Trelew, Asunción (Paraguai) e Punta del Este (Uruguai).
Em breve
- A partir de 11 de outubro de 2019, Buenos Aires-Rio de Janeiro.
- A partir de 20 de dezembro de 2019, Buenos Aires-Florianópolis.
Números
- Mais de 570 funcionários
- 5 aeronaves Boeing 737-800 NG
- 28 rotas
- Taxa de Ocupação dos voos: 87% (julho de 2019)
Fonte: Flybondi