Responsável pela articulação com o Congresso, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, se mostra otimista com a tramitação da proposta de reforma da Previdência na Câmara e no Senado. Para ele, o governo deve chegar "com bastante folga" ao número de votos necessários para aprovação do texto.
— Este é um governo que se caracteriza pelo binômio humildade e muito diálogo. Acreditamos que é possível que a gente chegue, com bastante folga, aos mais de 310 votos (necessários para aprovação) na Câmara e 49 mínimos no Senado — afirmou, nesta quinta-feira (21), ao programa Gaúcha Atualidade.
A proposta foi entregue na quarta-feira (20) ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro. Por se tratar de proposta de emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513) para ser aprovada e enviada ao Senado.
— Eu posso dizer que nós temos hoje 150 deputados de oposição, o que significa que temos 360 deputados que poderiam votar a reforma sem nenhum viés ideológico. Se bem que eu acredito que boa parte da oposição vai votar (a favor). Como eu disse, esse projeto é uma grande concertação que o Brasil deve fazer em torno de buscar o equilíbrio fiscal — disse.