Com seus primeiros passos em 1993, a Sistema Irriga começou as atividades, com um projeto piloto, dentro do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mas foi em 1999 que a ideia se tornou realidade e, quase 20 anos depois, é considerada um case de sucesso. Ao apostar em um sistema que gerencia o manejo e o monitoramento de irrigações, a empresa apresenta soluções que permitem uma maximização e eficiência no uso de água em áreas irrigadas para as mais diversas culturas – sejam elas, por exemplo, o milho, trigo ou o arroz.
A empresa, com isso, se vale de um conjunto eficiente de métodos que dão segurança ao homem do campo: parâmetros agronômicos de cada cultura ao considerar características do solo, informações meteorológicas do local e sistema de irrigação utilizado. Um diferencial do sistema desenvolvido é a disponibilidade em tempo real – via internet –, para cada pivô, com previsão de irrigação com até 48 horas de antecedência.
Prestes a completar 20 anos, a empresa trabalha com planejamento, o que lhe garantiu uma expansão por todo o país e, mais recentemente, a abertura do mercado internacional. Em 2000, o grupo conquistou o mercado brasileiro. Hoje, ela está presente no sul, sudeste, centro-oeste e norte do país.
Depois, a empresa deu o passo seguinte e ganhou a América Latina. Há clientes na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. E a empreitada mais recente garantiu a chegada ao leste europeu, com atuação em sete países: Áustria, Eslovênia, Hungria, Itália, Romênia, Ucrânia e Sérvia.
Atualmente, são 25 funcionários no Brasil e mais 20 no Exterior, que atendem 3 mil fazendas.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (16):